Cotidiano

Mais de 200 candidatos se inscreverem para estágio na Defensoria

Prova para estágio da Defensoria acontece neste domingo, 06

As inscrições do estágio forense de Direito da DPE (Defensoria Pública do Estado) encerraram nesta segunda-feira (30), com mais de 200 inscritos. A prova está agendada para acontecer neste domingo, 6 de outubro, na UERR (Universidade Estadual de Roraima), localizada na Rua Sete de Setembro, 23, bairro Canarinho. O início da prova será às 9 horas.  

O candidato deverá comparecer ao local da prova com antecedência mínima de 30 minutos, munido do comprovante de inscrição, documento com foto, caneta esferográfica de corpo transparente e tinta azul ou preta. Todos os documentos apresentados deverão ser obrigatoriamente originais, ou seja, não serão aceitos protocolos e tampouco cópias dos documentos, ainda que autenticados.

A prova será composta por 47 questões, sendo 45 objetivas e 02 subjetivas. O exame terá quatro horas de duração, terminando às 13h o seletivo. O edital das inscrições deferidas e indeferidas será postado até dia 3 de outubro.

De acordo com o subdefensor público-geral, Oleno Matos, o estágio proporcionará ao acadêmico o contato com as atividades da Defensoria, bem como o auxiliará no desenvolvimento da prática forense. “O candidato aprovado será designado para auxiliar um defensor público, podendo acompanhá-lo em todas as atividades judiciais e extrajudiciais, inclusive no exame de autos e documentos, além de realização de pesquisas, organização de notas, controle do recebimento e devolução de autos, bem como poderá estar presente às audiências e sessões do Tribunal do Júri e Tribunal de Justiça”, informou.

Com quatro horas diárias e 20 horas semanais, o estágio terá duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período. O estagiário receberá mensalmente bolsa-auxílio e auxílio-transporte.  

De acordo as inscritas do 5º semestre de Direito, Letícia Magalhães e Katherine Rodrigues, o estágio dará uma oportunidade de adquirir mais conhecimento prático na área do Direito. “Eu quero adquirir mais conhecimento e acredito que o estágio abrirá mais portas e enriquecer meu currículo. Espero adentrar mais na área, porque a Faculdade não possibilita a prática, e esse estágio agregaria conhecimento para mim”, comentou Letícia.

A colega de Direito, Katherine, não só corroborou, mas frisou que a Defensoria ajuda muitas pessoas a conhecerem seus direitos, por isso ela é muito importante para a sociedade. “Antes mesmo de entrar na Faculdade, quando eu pensei em fazer o vestibular, eu já queria fazer um estágio na Defensoria. Eu acho que é um lugar que a gente pode ampliar mais os  conhecimentos na prática, e já é um dos meus sonhos para depois de formada, adquirir conhecimento e fazer um concurso. A faculdade possibilita a base, mas o dia a dia é onde você vai empregar o que você aprendeu em sala”, ressaltou a estudante.