Cotidiano

Mais de 3,7 mil processos serão analisados em Roraima

De acordo com o INSS, nenhum benefício está atrasado por causa da adaptação dos sistemas

Em Roraima, são 3.798 processos aguardando análise no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), além dos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Goiás, Mato Groso do Sul, Mato Grosso, Pará e Tocantins, onde, atualmente existem 1,3 milhão de processos na fila para apreciação. Esse quantitativo foi extraído no dia 15 janeiro, conforme nota enviada à reportagem, pelo Instituto em Brasília.

O INSS informa que nenhum benefício está atrasado por causa da adaptação dos sistemas, com as novas regras instituídas pela Emenda Constitucional 103. Desde 13 de novembro de 2019, data da publicação da Nova Previdência, o estoque foi reduzido em 170 mil. 

Mas, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, o Instituto Nacional do Seguro Social e a Dataprev trabalham desde agosto do ano passado nessas adequações, sendo que metade da demanda dos benefícios já foi ajustada às novas regras. A complexidade das alterações demanda cuidado para que se garanta segurança na concessão do benefício mais vantajoso ao cidadão.

Cerca de 900 mil requerimentos são protocolados por mês. Desde julho de 2019, este passivo começou a diminuir com iniciativas de gestão e a partir dos mecanismos estabelecidos na lei 13.846/2019. Ou seja, há mais benefícios analisados do que o número de requerimentos protocolados, respeitando a ordem cronológica.