Cotidiano

Mais de 4 mil candidatos deixam de fazer segunda prova do Enem

Roraima teve 12.950 inscritos no Enem, com um percentual de 31,7% de faltosos, segundo os organizadores

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado neste domingo, 10, registrou 31,7% de abstenções, uma taxa menor do que a do ano passado, quando 34% dos candidatos deixaram de comparecer. O número, no entanto, é maior que o número de faltosos na primeira etapa, que contou com 26,5% de abstenções.

Dos 12.950 inscritos em Roraima, sendo 11.854 na capital e 1.096 no interior do estado, 4.117 pessoas não fizeram a avaliação, sendo 3.791 em Boa Vista e 326 no interior, de acordo com informações da coordenação do concurso no Estado que ficou a cargo da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp).

Em Roraima não foram registradas “ocorrências graves” nos dois dias de aplicação das provas.

Foi montado, em Roraima, o Centro Integrado de Comando e Controle da Operação Enem 2019, formado por membros de várias instituições do sistema de segurança pública, entre as quais estão a Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, Exército Brasileiro, Polícia Civil e Militar e Corpo de Bombeiros Militar. Além de integrantes do consórcio aplicador das provas, Correios, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) e Emhur (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional).

A Polícia Militar manteve efetivo de serviço extraordinário, formado por 133 policiais, nos 41 locais de prova em Boa Vista e nos seis municípios do interior onde foi aplicada a avaliação do Enem. 

As provas de ciências da natureza e matemática, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), começaram a ser aplicadas às 12h30 deste domingo, 10 de novembro. Os candidatos responderam 90 questões. Metade sobre ciências da natureza e as outras 45 sobre matemática. Diferentemente do primeiro dia, neste não teve redação.

A partir das 14h30, os participantes puderam deixar os locais de prova, mas quem quis levar o caderno de questões precisou esperar mais. Os candidatos precisaram sair a partir das 17 horas, meia hora antes do término, às 17h30.

Com a nota obtida no Enem, os estudantes poderão cursar a graduação em universidades públicas e privadas. É possível também conseguir financiamento estudantil e participar de programas como Sisu e o Prouni. Quem tem o sonho de estudar fora do Brasil, pode ainda usar a nota para ingressar em cursos de 42 instituições de Portugal, pelo Enem Portugal.

Atrasados correm para não perder a prova

Algumas pessoas tiveram que correr para entrar nos últimos segundos (Foto: Diane Sampaio/FolhaBV)

Alguns candidatos perderam a oportunidade de fazer a prova do Enem por terem se atrasado e chegado após o fechamento dos portões.

Um deles foi Vinícius Araújo, de 20 anos, que ficou abalado por não ter conseguido entrar após chegar com um minuto de atraso.

“Estou muito triste, mas tive alguns imprevistos que me fizeram atrasar, um deles foi o transporte por aplicativo ter demorado. Fui bem na primeira fase, e agora terei que esperar até o ano que vem”, lamentou.

Edilene Silva, 22 anos, quer fazer faculdade de Nutrição, mas terá que adiar o sonho, pelo menos por enquanto.

“Eu estava viajando e cheguei em cima da hora em casa, por isso não deu tempo de chegar aqui no horário, mas a vida é assim mesmo, vou continuar correndo atrás dos meus objetivos”, disse.

Quem não quis de jeito nenhum se atrasar foi Barbara Silva, de 19 anos, que às 11h30 já estava no local de prova.

“Não fui muito bem na primeira fase e tenho que recuperar nessa. Minha expectativa é me sair bem nos resultados”, pontou.