Cotidiano

Mais de 400 pacientes aguardam por cirurgia ortopédica

Um deles é David Alves, de 23 anos, que sofreu acidente motociclístico no dia  9 de Setembro

A falta de material para a realização de cirurgias ortopédicas no Hospital Geral de Roraima é alvo de constante denúncias. A fila de espera já chega a mais de 400 pacientes aguardando o procedimento cirúrgico.

Um dos casos é o de David Alves, de 23 anos, que sofreu acidente motociclístico no dia  9 de Setembro, tendo uma fratura na  bacia. Desde então, o jovem está internado no HGR, em imobilidade total, aguardando a cirurgia.

“Fui transferido na semana passada para o Hospital das Clínicas e sábado voltei pro HGR porque informaram que a cirurgia ia ser na segunda-feira, mas no domingo a noite informaram que novamente não seria possível fazer o procedimento por falta de material, e o meu caso é uma emergência, tem que ser feito o mais rápido possível”, explicou.

OUTRO LADO – Em nota a Secretaria Estadual de Saúde informou que o plano anual da ortopedia, que contempla todos os tipos de materiais de fraturas, está em abertura de processo. A previsão é que os trâmites sejam concluídos no prazo inicial de três meses.

Conforme a CGUE (Coordenação Geral de Urgência e Emergência), o Estado não recebia materiais para a realização das cirurgias desde 2016. Durante esse período, os procedimentos estavam sendo feitos com os materiais que tinham no estoque do HGR (Hospital Geral de Roraima).

Por conta disso, a Pasta iniciou a abertura de processo emergencial, tendo captado mais de cinco empresas interessadas. Entretanto, apenas uma continuou a fornecer os materiais para as cirurgias. O contrato com elas termina no fim deste mês.

Um novo processo emergencial com dispensa de licitação para o atendimento das demandas da ortopedia no Estado foi aberto pela Sesau, no entanto, ele acabou sendo suspenso parcialmente pelo desembargador Jésus Nascimento, do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima). A Pasta já apresentou as justificativas e aguarda um posicionamento do órgão.

Vale ressaltar ainda que mesmo diante das dificuldades, os procedimentos básicos de urgência para atender a demanda dos pacientes estão sendo realizados normalmente. A Sesau acredita que o Judiciário roraimense deve ser sensível ao pedido de suspensão de liminar, possibilitando o andamento do processo emergencial para aquisição de materiais requisitado pela Pasta, atendendo assim a fila de espera de mais de 400 pacientes que aguardam por cirurgia.

Publicidade