Cotidiano

Mais de 47% das crianças não foram vacinadas contra pólio

Prefeitura de Boa Vista alerta para a importância de pais e responsáveis levarem as crianças para se imunizarem contra a doença

Com o fim da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite nesta segunda-feira, 30, mais de 47% das crianças de um a quatro anos da Capital não foram imunizadas. Os dados são da Prefeitura de Boa Vista (PMBV).

Segundo a administração municipal, além das doses nas unidades de saúde e trabalho das equipes de estratégia saúde da família, também foram disponibilizados dois locais para vacinação em formato drive-thru uma semana antes do fim da campanha. Na época eram 10.902 doses aplicadas, o que representa 45,99% do público-alvo.

Com a vacinação feita no carro, a Prefeitura conseguiu ampliar a cobertura vacinal para 52,63%, ou seja, 12.476 doses aplicadas, porém, ainda assim não conseguiu atender a meta.

“O município de Boa Vista realizou diversas estratégias para alcançar as crianças de um a quatro anos completos que faziam parte do público-alvo. Além da vacinação nas unidades básicas de saúde, as equipes de imunização se dividiram em pontos estratégicos, vacinando as crianças em sistema drive-thru, nas praças Germano Sampaio, no Pintolândia, e na do bairro Cidade Satélite”, informou a PMBV.

Por conta do índice de 47,37% das crianças sem vacinação, a Prefeitura de Boa Vista alerta para a importância de pais e responsáveis levarem as crianças para se imunizarem contra a doença.  

“Mesmo com as diversas ações estratégicas realizadas pelo município, nós sentimos muito a falta de adesão dos pais e responsáveis, ainda muito receosos em levar as crianças para vacinar, devido a situação da covid-19, que ainda estamos enfrentando. Ainda assim oferecemos toda a segurança e cuidados necessários nas ações de vacinação para alcançar o maior número de crianças”, destacou a superintendente de vigilância em saúde, Francinete Rodrigues.

ORIENTAÇÃO – Segundo a PMBV, mesmo com a finalização da campanha, as doses da vacina continuam disponíveis nas unidades básicas de saúde. “É importante levar sempre o cartão de vacina das crianças para a avaliação. Devem receber as doses da vacina contra a poliomielite, as crianças de 1 a 4 anos de idade completos”, reforçou a administração.

Leia mais: