Cotidiano

Mais de 6,5 mil kits de higiene devem ser entregues

Os itens foram distribuídos para migrantes venezuelanos que vivem em situação de risco em Boa Vista, Roraima

Cerca de 750 kits de higiene e itens básicos foram distribuídos nos últimos três meses pelo Unfpa, Fundo de População das Nações Unidas, para migrantes venezuelanos que vivem em situação de risco em Boa Vista, Roraima.

A ação visa principalmente à promoção da saúde sexual e reprodutiva.

O kit oferece itens como preservativos, roupa íntima, chinelos, escova de dentes, shampoo e absorventes.

A meta do Fundo de População das Nações Unidas é distribuir em Roraima mais 6,5 mil kits para venezuelanos até o fim do ano.

Foram incluídos no kit lanternas e apito para prevenção de casos de violência de gênero contra mulheres e população LGBT. 

Irina Bacci, oficial de programa para assistência humanitária do Unfpa, explica porque o material também pode ser chamado de kit dignidade.

Sonora: “É um instrumento a dar dignidade as pessoas que passando pelo processo de migração forçada acabam passando por privações como não ter onde tomar banho, não ter acesso a higiene, pessoas que vivem nas ruas e nos abrigos, e todo processo de violência por ter que abandonar a suas casas, as suas histórias de vida.”

A distribuição do material é realizada em parceria com a organização Visão Mundial e com o Fundo Central de Resposta de Emergência das Nações Unidas, que financia o projeto.

Estudo divulgado  pela ONU revelou que cerca de quatro milhões de venezuelanos deixaram a Venezuela desde 2014, quando a crise política e econômica se intensificou.

A Colômbia foi o país que mais recebeu refugiados, seguida de Chile, Equador, Brasil e Argentina.

Fonte: EBC