Cotidiano

Mais de 7 mil candidatos fazem a prova do concurso da Guarda

Prova objetiva foi aplicada na manhã deste domingo, 19. Certame oferece 50 vagas

A prova objetiva do concurso da Guarda Civil Municipal (GCM) de Boa Vista foi aplicada na manhã deste domingo, 19. Compareceram aos locais de prova 7.269 candidatos. O concurso recebeu mais de 8 mil inscrições. Os candidatos disputam 50 vagas disponíveis no certame.

A previsão é que o gabarito da prova objetiva esteja disponível a partir das 19h, deste domingo, no site do Instituto Selecon. O edital com as datas das outras etapas do concurso também pode ser encontrado no endereço eletrônico.

De acordo com o Instituto Selecon, banca organizadora do certame, o índice de faltosos foi de cerca 13%, considerado baixo. O secretário municipal de Administração e Gestão de Pessoas, Paulo Bragato, avaliou que a prova objetiva foi realizada com tranquilidade nos oito locais onde foi aplicada.

“A falta de 13% é considerada bem abaixo da média dos concursos, o que significa uma boa participação dos candidatos nesta fase. Isso demonstra que houve um bom planejamento com a distribuição dos candidatos. Tudo foi cumprido de acordo com o previsto”, disse Bragato.

Os candidatos tiveram o tempo máximo de 3 horas e 30 minutos para resolver as questões. A prova começou a ser aplicada às 9h e terminou às 12h30. O candidato Ytalo Rodrigues considera a concorrência alta, mas ele está confiante, pois estudou bastante e espera conquistar a tão sonhada vaga na instituição.

“Hoje em dia, a Guarda Municipal está fazendo um excelente trabalho na cidade, nas praças e, se Deus quiser, nós vamos contribuir como servidor municipal. Espero conseguir a nota para passar. Hoje em dia, é importante ter estabilidade de emprego, igual neste concurso, sei que não está fácil para ninguém”, observou.

João Silva também estava confiante, ele espera conseguir uma das vagas, a exemplo do pai, que é guarda civil municipal.

“A expectativa é das melhores, nestes três meses de estudo me preparei bem para fazer a prova. É uma honra trabalhar para sociedade, preservar o patrimônio municipal. Tenho um pai que é guarda, a gente se espelha ao ver o esforço no dia a dia para a segurança pública, e mais, estes 50 guardas que vão entrar irão melhorar a nossa segurança, com certeza”, disse.

Etapas do concurso – O certame é composto por diversas fases, tais como: aplicação da Prova de Capacidade Física,  Exame Psicotécnico, Exame Médico, além do Curso de Formação com duração de 64 dias conforme o Edital 1.

Salários – Além do salário-base no valor R$ 1.135,02, os guardas recebem gratificações: 30% de risco de vida, 64% de Segurança Urbana, chegando a receber um salário mensal de mais de R$ 2.200. No final da carreira, a remuneração chega a mais de 5 mil e gratificações.