Cotidiano

Mais de 700 venezuelanos fazem parte de facção em Roraima

Informação surgiu no desenrolar da Operação Triumphus da PF que prendeu 19 estrangeiros

Os 19 venezuelanos presos em Roraima por integrar facção criminosa foram denunciados à Justiça pelo Ministério Público Estadual (MPRR). A prisão resultou na confirmação de mais de 700 imigrantes participantes de facções no Estado, com atuação dentro e fora do sistema prisional.

A informação foi repassada pelo MPRR nesta terça-feira, 18, conforme depoimento de um dos envolvidos. Os denunciados foram presos em julho deste ano durante a Operação Triumphus deflagrada pela Polícia Federal (PF-RR) com objetivo de desarticular o grupo.

Consta na denúncia que os integrantes do grupo entraram na facção entre os anos de 2014 e 2018. Durante esse período praticaram reiterados crimes, entre os quais, realizar doutrinação dos integrantes da organização criminosa através de conferências por telefone.

“Segundo trecho de depoimento de um dos denunciados, há 740 venezuelanos na condição de integrantes da facção, em Roraima, e que a organização criminosa fez uma aliança com outra facção de origem da Venezuela”, reforça o MPRR.

O MPRR informa ainda que parte dos integrantes do bando já teria funções de liderança específicas identificadas dentro da facção, como a de coordenar um “tribunal do crime”, gerenciar pontos de vendas de drogas e fazer a guarda de armas e munições para o bando.

“Do total dos denunciados, pelo menos 13 chegaram a cumprir pena na Venezuela, sendo que cinco deles foram presos por homicídio e latrocínio e os demais praticaram roubos, tráfico de drogas e furtos”, afirma o MPRR.

DENÚNCIA – O grupo foi denunciado nesta segunda-feira, 17, por participação em organização criminosa armada pela Promotoria de Justiça Especializada em Crimes Decorrentes de Organização Criminosa do MPRR. Caso os homens sejam condenados, as penas dos réus somadas podem chegar a 228 anos de prisão.