Cotidiano

Mais de 78 mil venezuelanos já foram interiorizados

Refugiados e imigrantes do país vizinho foram realocados para 844 municípios brasileiros

Criada para oferecer assistência emergencial aos refugiados e imigrantes venezuelanos que entram no Brasil pela fronteira com Roraima, a Operação Acolhida atingiu a marca de 78.767 venezuelanos interiorizados em 844 municípios brasileiros entre abril de 2018 e junho deste ano.

A estratégia de interiorização permite a realocação desses estrangeiros de Roraima para outros estados do Brasil, buscando sua inserção social e econômica e apoiando na busca por emprego e moradia.

Entenda

O Processo de Interiorização da Operação Acolhida foi criado para diminuir a pressão sobre os serviços públicos do estado de Roraima, provocada pelo aumento exponencial do fluxo migratório resultante da crise humanitária na Venezuela, e para promover a inclusão socioeconômica dos nossos vizinhos na sociedade brasileira.

Manaus (AM), com 5.287 venezuelanos, é a cidade que mais recebeu cidadãos da Venezuela. Em seguida aparecem Curitiba (PR), com 5.189; São Paulo, com 4.255; Dourados (MS), com 3.329; e Chapecó (SC), com 2.814.

Os três estados do Sul são os recordistas neste acolhimento. Para Santa Catarina foram interiorizadas 14.156 pessoas, para o Paraná 13.604 e para o Rio Grande do Sul 11.806 até o último mês.

São Paulo com 10.532 venezuelanos e o Amazonas com 5.332 são os estados que mais receberam os refugiados e imigrantes, na sequência.

Fronteira

Em Pacaraima, a Operação Acolhida conta com o apoio de diversos órgãos que trabalham em total sinergia (Forças Armadas, Ministério da Cidadania; Polícia Federal; Receita Federal; Defensoria Pública da União (DPU); Tribunal de Justiça de Roraima; Organização Internacional para as Migrações (OIM); Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur); Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF); Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA); Comitê Internacional da Cruz Vermelha) e Organizações da Sociedade Civil.

Com informações do Ministério da Cidadania