Cotidiano

Mais de mil estudantes assistem palestras de prevenção ao suicídio

Durante todo o mês de setembro, o TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima) realizou diversas atividades relativas à campanha do Setembro Amarelo, tanto para a comunidade em geral quanto para os servidores do Poder Judiciário. As atividades voltadas para a prevenção do suicídio e para a valorização da vida fazem parte do foco de ações que o Tribunal desenvolve em parceria com outros órgãos durante o ano inteiro.

No atendimento à comunidade, o programa Justiça Comunitária, uma parceria entre o TJRR e a Secretaria Estadual de Educação e Desportos, alcançou 1.370 alunos e 35 profissionais de Educação em dez escolas da rede pública da Capital. 

A mediadora e psicóloga do Programa, Marcelle Wottrich, disse que abordar a valorização da vida, autoestima, ideação suicida, violência autoinfligida e bullying foi a proposta do programa. Ela alerta para a necessidade de um trabalho constante, intermitente. 

“Não só esse programa, como todos, trabalhem a valorização da vida o tempo todo, porque o índice de suicídios em Roraima é alto. A prevenção começa quando um diálogo é aberto com os jovens e a informação é compartilhada. Isso ajuda a identificar o que eles estão sentindo”, observou, destacando que neste período também foram feitos vários encaminhamentos para a rede de proteção à vida, mais precisamente para o Caps (Centro de Atenção Psicossocial), devido ao grande número de jovens com ideação suicida.    

ESCOLA RESTAURATIVA – Para o mês de outubro, o programa Justiça Comunitária estará com programação voltada para a capacitação de escolas com o projeto Escola Restaurativa. “Nós trabalhamos com mediação de conflitos, mas o conflito existe porque as pessoas não conseguem mais se relacionar; elas não têm tempo para olharem para elas mesmas. Isso gera o conflito. Nossa programação é entrar nas instituições de ensino e trabalhar o Escola Restaurativa. E nessa capacitação a gente fala da importância de se ter respeito, de ter uma escuta qualificada, de ter atenção com o outro”, explicou.