Cotidiano

Mais de nove mil venezuelanos foram interiorizados em 2020

Deste total, 3.010 venezuelanos foram interiorizados no mês de janeiro

A Operação Acolhida informou a Folha que, durante os primeiros quatro meses desse ano, 9.323 imigrantes venezuelanos foram interiorizados. Destes, 3.010 venezuelanos foram interiorizados em janeiro e 3.110 imigrantes no mês de fevereiro.

Em março, o número de venezuelanos levados para outras regiões do país foi de 2.199 e no mês passado esse foram 1.004.

A interiorização foi uma das ações adotadas pela Operação Acolhida para conter o pico do fluxo migratório venezuelano, já que o número de imigrantes que passaram por Roraima passou das 657.819 entradas no Estado, de acordo com informações da Polícia Federal, informada a Folha em março deste ano.

OCUPAÇÕES ESPONTÂNEAS – A missão humanitária da Casa Civil Federal também anunciou que, em breve, o próximo prédio público que será desocupado será o Ginásio Vicente Ítalo Feola, conhecido como Totozão.

No mês de janeiro, foi feita a desocupação, por parte da Operação Acolhida, do antigo prédio do Boa Vista Shopping, local onde moravam 194 imigrantes venezuelanos. Em abril, o terreno foi desinfectado e entregue ao Governo de Roraima, que transformará o prédio na nova sede do Instituto de Terras e Colonização do Estado de Roraima (Iteraima).