Cotidiano

Mamógrafo digital garante diagnóstico precoce e laudo a distância

Com o novo aparelho será possível ampliar o trabalho desenvolvido na unidade

O Centro de Referência da Saúde da Mulher (CRSM) já está atendendo com o novo mamógrafo. O equipamento é 100% digital, moderno e com imagens em alta resolução, que garante diagnóstico precoce e laudo a distância.

O investimento foi de mais de R$ 1 milhão. Para a diretora do CRSM, Marília Pinto, com o novo aparelho será possível ampliar o trabalho desenvolvido na unidade, que realizou nos últimos três anos, mais de oito mil exames de mamografia.

Ela destacou que diante da tecnologia de ponta, o equipamento dispensa filmes. “Ele tem um sistema integrado, que transfere as imagens para os servidores, ou seja, os arquivos de dados de internet são enviados para a nuvem e podem ser acessados pelos médicos cadastrados. Dessa forma, eles poderão emitir laudos a distância”, explicou. Marília complementou que as imagens e laudos podem ser enviadas via whatsapp para as pacientes. 

Ainda segundo a diretora, com a alta resolução das imagens é possível identificar nódulos com menos de um centímetro, profundos e não palpáveis, o que possibilita o diagnóstico precoce. Marília detalhou que ao localizar um nódulo, a paciente é informada sobre os procedimentos para ser submetida a cirurgia. “É feita a biópisia estereotaxia”, afirmou, ao acrescentar que na ultrassom esses nódulos não podem ser constatados. 

Quanto à quantidade de exames, a diretora do CRSM ponderou que hoje são realizados de 15 a 20 atendimentos diários, uma vez que o trabalho é realizado somente em um turno. “Estamos com um  profissional de radiologia em treinamento, para assim atuarmos nos dois períodos e aumentar o número de exames para 30 a 40 por dia”, adiantou. 

Outubro Rosa

A programação do Outubro Rosa segue até o dia 15 deste mês, com exames de mamografia e consulta com os medicamentos e mastologistas que atuam no CRSM.

Agendamento
 
Os agendamentos para o exame de mamografia e consulta médica com o mastologista poderão ser feitos de forma presencial na unidade, pela manhã e tarde. A programação segue até o dia 15 de deste mês.