Cotidiano

Manaus receberá 130 mil litros de oxigênio e apoio de 107 médicos

Governo do estado da Bolívia formou um contingente com médicos brasileiros e venezuelanos para combaterem a pandemia no Amazonas

Para abastecer os hospitais de Manaus, a Venezuela confirmou o envio de aproximadamente 130 mil litros de oito caminhões. Os dois primeiros carregamentos estariam previstos para chegar na capital do estado do Amazonas neste último final de semana.

O governo brasileiro anunciou que usaria o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para levar cilindros de oxigênio de campinas, interior de São Paulo, a Manaus. Além disso, o governo do estado da Bolívia, na Venezuela, formou um contingente com 107 médicos brasileiros e venezuelanos, graduados na Escola Latino-Americana de Medicina Salvador Allende, em Caracas, para ajudar a combater a pandemia no Amazonas. 

De acordo com o chanceler Jorge Arreaza do governo de Nicolás Maduro, os profissionais procuraram o consulado da Venezuela em Boa Vista, propondo a criação da brigada Simón Bolivar. “Espero que possa ser assumido assim pelo Brasil, pois queremos salvar essas vidas e dar tranquilidade a estas famílias brasileiras”, declarou.

Para receber o oxigênio vindo da Venezuela, articulações foram feitas entre o país e o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC). O envio do oxigênio ao Brasil foi possível, porque em 2019, o país vizinho conseguiu reativar uma unidade da empresa estatal Siderúrgica do Orinoco (Sidor), na cidade de Puerto Ordaz, estado Bolívar. Diante da pandemia, a unidade voltou a sua produção de oxigênio para abastecer os hospitais.