Cotidiano

Manifestação de professores marca o Dia do Servidor Público

Na pauta de reivindicações está à reposição salarial de professores, assistência médica, melhores condições de trabalho, ambiente motivador, entre outros

Uma manifestação marcou o Dia do Servidor Público, comemorado nesta segunda-feira, 28. Professores estaduais, municipais e da Universidade Federal de Roraima (UFRR), se reuniram em frente a Assembleia Legislativa de Roraima(ALE-RR), onde realizaram um ato de reivindicação por direitos.

Na pauta de reivindicações está à reposição salarial de professores, assistência médica, melhores condições de trabalho, ambiente motivador, entre outros.

De acordo com a professora do município de Boa Vista, Sirdenes Santana, o momento é oportuno para reivindicar direitos já adquiridos e pautas que ainda não foram atendidas.

“Nós estamos aqui comemorando essa data com muita indignação, mostrando que temos algumas necessidades que não estão sendo atendidas e que não podemos deixar passar em branco. Uma delas é o reajuste salarial que não vem sendo dado, apenas um aumento na gratificação e essa gratificação pode ser retirada a qualquer momento e o salário mesmo não vem tendo reajuste”, pontuou.

A presidente do Movimento Organizado dos Trabalhadores em Educação (Mote) Albanira Cordeiro, citou algumas reivindicações dos professores no âmbito estadual.

“Em primeiro lugar está o enquadramento de mais de mil professores que não estão contemplados no plano de cargos e salários, o pagamento retroativo das progressões, temos escolas que estão prestes a cair, com estrutura precária, a situação das terceirizadas que prestam serviços nessas escolas, também estamos chamando a atenção para a reforma administrativa que está sendo cogitada, onde perderemos vários direitos”, elencou.

GOVERNO DO ESTADO – A Secretaria de Educação e Desporto (Seed) informou por meio de nota que reconhece que o direito de reivindicar é legal. Informou ainda que as pautas referentes aos professores serão discutidas posteriormente com o Sinter (Sindicato dos Profissionais da Educação de Roraima), instituição que tem legitimidade para representar a categoria, finalizou a nota.

PREFEITURA – A Prefeitura de Boa Vista se manifestou por meio do nota informando que:

“Os professores de Boa Vista são remunerados acima do teto nacional. Recentemente, a prefeitura aumentou de 600 para 800 reais a GID – Gratificação de Incentivo à Docência. Professores que se destacam pelas boas práticas de ensino recebem décimo quarto e décimo quinto salários, uma forma de motivar o profissional. Ao longo da atual gestão, o município vem pagando progressões, promoções e reajustes, o que demonstra o compromisso que tem com o servidor público. 

A Prefeitura de Boa Vista informa ainda que realiza, por meio do programa Servidor de Valor, capacitações e acompanhamento psicológico com quem necessita. Para qualquer outro tipo de atendimento, os profissionais possuem descontos em clinicas conveniadas. 

Além do mais, servidores que tiverem interesse podem aderir ao plano de saúde Geap, que possui descontos específicos aos servidores do município.

Por tudo isso que foi feito, pode-se dizer seguramente que nenhuma outra gestão valorizou tanto seu servidor quanto a atual”, finalizou a nota.