Cotidiano

Maqueiros farão manifestação para cobrar insalubridade

A Coordenadoria Geral de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde da Sesau informou que os valores referentes ao adicional de insalubridade estão sendo pagos regularmente

Cansados de esperar o pagamento do adicional de insalubridade, cerca de 40 maqueiros que fizeram o seletivo da Sesau (Secretaria de Estado da Saúde) se preparam para realizar uma manifestação na próxima segunda-feira (30), em frente à Secretaria.

Segundo informaram, alguns estão á quatro meses sem ver a ‘cor’ desse dinheiro, que é um direito assegurado por lei para atividades consideradas insalubres.

Eles foram orientados na secretaria a dar entrada pedindo esse retroativo, ocorre que, outros maqueiros que estão a mais tempo no setor já seguiram essa orientação, mesmo assim, estão a meses sem receber.

“Tem servidor que já deu entrada três vezes e não recebeu. No contrato assinado em junho está descrito como nosso direito esse adicional, o que equivale a 20% do nosso salário”, afirmou.

OUTRO LADO – A reportagem entrou em contato com o Governo do Estado que se manifestou por meio de nota. Confira a nota na íntegra:

A Coordenadoria Geral de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde da Sesau informa que os valores referentes ao adicional de insalubridade estão sendo pagos regularmente. No entanto existe um trâmite administrativo que precisa ser seguido.

O servidor precisa apresentar o questionário de insalubridade preenchido à Unidade onde atua, para posterior envio à coordenadoria e encaminhamento à Comissão de Avaliação de Insalubridade, Periculosidade e Penosidade na Segad (Secretaria da Gestão Estratégica e Administração). 

No entanto é preciso ressaltar que se deve seguir todos as normas estabelecidos pela Administração Pública, e estamos aguardando a correção das inconsistências encontradas. A gestão ressalta que somente após a confecção do Laudo, é autorizado o pagamento, seguidos todas as normas estabelecidas pela Administração Pública.