Cotidiano

Marcha alerta sobre a retirada de direitos dos povos indígenas

A 8ª Marcha dos Povos Indígenas teve início na manhã de hoje, dia 9, com concentração na Praça do Centro Cívico

Movimentos de defesa dos indígenas de Roraima realizaram na manhã desta sexta-feira, dia 9, a 8ª Marcha dos Povos Indígenas, ato em alusão ao Dia Internacional dos Povos Indígenas. A primeira parte das atividades foi iniciada com uma grande concentração na Praça do Centro Cívico.

Com faixas e cartazes, os participantes marcharam por várias ruas da área central da cidade, visitando órgãos importantes como Secretaria Estadual de Educação e Desportos (Seed) e Ministério Público de Roraima (MPRR).

A retirada de direitos dos povos indígenas previstos na Constituição do País foi o tema de destaque da marcha, conforme destaca o indígena da etnia Macuxi e um dos coordenadores da marcha, Dionito José de Souza.

“O tema desse ano, ‘Terra Mãe’, visa reforçar a nossa cobrança no que diz respeito à proteção dos povos indígenas. Estamos deixando bem claro que não aceitaremos que os nossos direitos sejam violados. Não somos contra o crescimento econômico do país, mas o Governo [Federal] precisa ouvir os indígenas. Todos os direitos precisam ser respeitados”, disse.

O indígena também afirmou que o ato de hoje visa também sensibilizar as autoridades públicas sobre os riscos da atuação de garimpeiros. Ele lembrou que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) já sinalizou rever as políticas de imposição desse tipo de atividade no país. “Vamos buscar a atenção dos órgãos, para que eles se tornem nossos parceiros nessa luta”, completou.

As atividades terão continuidade pela tarde, devendo ser finalizada em frente a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

Colaborou Antônio Sousa, repórter da Rádio Folha 100.3.