Cotidiano

Marido perde 15 kg para doar rim à esposa na fila de transplante

Juntos há quase quatro décadas, José Cesar e Maria da Conceição, saíram de Boa Vista para São Paulo, onde ocorreu a cirurgia

Mesmo após quase quatro décadas de casamento, José Cesar Batista, de 64 anos, ainda conseguiu surpreender a esposa, Maria da Conceição, de 63 anos. Ele perdeu 15 quilos para doar um rim à mulher que aguardava na fila de transplantes.

O casal, que é de Boa Vista, há dois anos se mudou para São Paulo, onde Maria entrou na fila de doadores mortos e chegou a ser chamada por duas vezes, porém, as cirurgias sempre eram canceladas, segundo o filho do casal, o fisioterapeuta Thiago Reis.

Por conta disso, Thiago conta que a mãe iniciou um processo para diminuir a imunidade à zero, já que assim, ela poderia receber o órgão de qualquer doador vivo. Inicialmente, o irmão de Maria foi o escolhido, porém, José Cesar decidiu conversar com a médica responsável pela esposa e fez tudo “por debaixo dos panos”.

“Sem avisar, ele conversou com a médica e perguntou se poderia doar no lugar do irmão da esposa. Como ele teve um câncer de testículo, ela colocou algumas condições. A primeira é que perdesse 15 kg, a segunda é que parasse de beber e que a saúde tinha que estar em plenas condições. Em menos de dois meses perdeu esses quilos. Ele gosta de correr e lá virou maratonista, correu a São Silvestre por duas vezes ainda. A saúde dele é até melhor que a nossa”, relata Thiago.

Só quando ocorreu a liberação da medica, José contou para a esposa e a família sobre a decisão. Maria ficou surpresa e preferiu receber o rim do marido. O casal passou pela cirurgia no dia 31 de agosto e a mulher continua em observação durante 90 dias.

A trajetória do casal foi compartilhada nas redes sociais de Thiago, que homenageou a atitude do pai. “Que orgulho tenho do senhor, que exemplo de amor à família e sua esposa. Não tenho palavras para descrevê-lo. Amo você̂ infinitamente por ter prolongado a vida da minha mãe e mais ainda por ser meu pai”, diz em trecho.

A post shared by Prof. Dr. Thiago Reis (@prof.thiago_reis) on Sep 16, 2020 at 12:41am PDT