Cotidiano

Maternidade alerta necessidade para doação de frascos

A doação constante de frascos de vidro com a tampa de plástico é fundamental para a coleta segura do leite materno

O leite materno fornecido por mamães doadoras passa por um longo processo até ser consumido com segurança pelos bebês recém-nascidos do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth. Entretanto, há um fator que é pouco lembrado: a necessidade de frascos de vidro disponíveis para colher o leite materno.

A coordenadora do Banco de Leite Humano, Silvia Furlin, ressalta que a doação constante de frascos é fundamental para a coleta segura do leite materno, pois há situações em que o recipiente quebra, está velho demais ou o frasco emprestado não é devolvido.

“Hoje o nosso estoque de leite está satisfatório, pois recebemos muitas doações. Temos 60 doadoras externas fixas, que doam semanalmente. Porém, a nossa necessidade é de frascos de vidro com a tampa de plástico. Nós recebemos uma carga grande de recipientes com tampa de metal, mas todos foram descartados, pois oxidam e não vedam corretamente”, explicou.

Sílvia Furlin é a coordenadora do Banco de Leite (Foto: Luíza de Lucas)

De acordo com Silvia, a disponibilidade de frascos varia muito, pois algumas doadoras internas e externas precisam de dois ou três para coletarem leite.

“Nós temos um projeto chamado ‘Amigo do Peito’, no qual o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima vai semanalmente até à casa da doadora para receber o leite e disponibilizar mais frascos vazios para que ela faça outra coleta”, contou.

Quando chega à Maternidade, o leite passa por uma pré-seleção, depois é pasteurizado e encaminhado ao setor de microbiologia. Somente após 48h desse processo, o leite poderá ser utilizado de forma segura. Importante ressaltar que todo leite doado é fornecido para os recém-nascidos internados na UTI Neonatal.

Para ser um doador de leite ou de frascos poderá acessar o link https://forms.gle/vCgMMgCAvcVXuRph8 para preencher formulário e a Maternidade entrará em contato, ou ligue para (95) 98114-0772.

Vale ressaltar que se a mãe testar positivo para os exames de VDRL e HIV não poderá fazer a doação de leite.