Cotidiano

Maternidade foi o hospital que mais fez partos em outubro no País 

Só em outubro, foram 1.069 partos. Destes, 710 foram partos normais e 359 partos cesáreos

O Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth foi a unidade que mais realizou partos no mês de outubro, de forma proporcional em relação a outras maternidades do País. 

Só em outubro, foram 1.069 partos. Destes, 710 foram partos normais e 359 partos cesáreos. Ainda segundo a maternidade, 40% dos partos são de mães venezuelanas, ratificando toda a pretensão do Estado pelo ressarcimento dos valores que são dispensados pela gestão local com os estrangeiros.

No fim de semana, o governador Antonio Denarium visitou a maternidade, acompanhado de seu secretariado. Ele visitou as Enfermarias, Sala de Parto e UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e conversou com servidores e médicos sobre o trabalho que vem sendo efetuado e ressaltou o planejamento para reforma do HMI. “Temos projeto para reformar o prédio da Maternidade, além de ampliar, com a construção de um novo bloco. Paralelo a isso, estamos construindo a Maternidade de Rorainópolis, que vai ter 33 leitos e dois centros cirúrgicos. Com isso, vamos resolver o problema de superlotação da nossa Maternidade. Estamos trabalhando em todos os setores. Fizemos dez meses de Governo e temos projetos para tornar Roraima um modelo na Saúde, na Educação e na Segurança Pública”, enfatizou Denarium.

A estudante do décimo período do curso de Enfermagem, Jardênia Cabral, faz estágio na Maternidade e falou sobre como funciona o trabalho e sobre o aprendizado. “O fluxo na Maternidade está muito alto. Às vezes, sobrecarrega enfermeiros, técnicos e médicos. As mães venezuelanas vêm sem o pré-natal, sem os cuidados da atenção básica. Quando chegam aqui já é na hora de ter o bebê, normalmente são partos de alto risco, talvez parto que não precisaria fazer uma cesariana e você tem que fazer. Mas como aprendizado, estamos tendo professores excelentes que estão mostrando a realidade, como a gente deve trabalhar; porque temos que buscar o melhor sempre. É gratificante.”, ressaltou Jardênia.

A dona de casa Raiane de Souza Viana teve seu bebê no HMI, de parto cesáreo, e falou sobre o atendimento. “O atendimento saiu conforme a gente esperava. Graças a Deus deu tudo certo, não tenho do que reclamar. O bebê nasceu bem, foi bem atendido, e nós também”, ressaltou.