Cotidiano

Maternidade oferece novo tratamento para nutrição de prematuros

Com o objetivo de administrar nutrientes diretamente na veia de recém-nascidos, quando não é possível por alimentação normal, o método tem se mostrado eficaz nos últimos quatro meses

Um método que está sendo realizado há quatro meses por enfermeiros habilitados têm gerado resultados satisfatórios em pacientes que estiveram na UTIN (Unidade de terapia intensiva neonatal) do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN).

Segundo Talita Araújo, diretora da maternidade, o tratamento tem se mostrado eficaz aos bebês prematuros que estavam em estado grave na UTIN e logo receberam alta.

“Nestes quatro meses de projeto, já se pode constatar os primeiros resultados em recém-nascidos prematuros ou em pacientes que estiveram graves na UTIN. Com uso de droga vasoativa, NPT e outras drogas vesicantes, eles receberam alta sem precisar de outro tratamento, configurando um ganho para qualidade e segurança do paciente na assistência neonatal”, esclarece a diretora.

O método consiste em inserir um dispositivo que se aplica no interior da veia chamado de PICC (Foto: Divulgação)

O método consiste em inserir um dispositivo que se aplica no interior da veia chamado de PICC (Cateter Central de Inserção Periférica), que serve para a administração de nutrientes que é feito diretamente na veia quando não é possível obter os nutrientes através da alimentação normal, neste caso de recém-nascidos.

Em 2020, a maternidade recebeu os cateteres e com o protocolo aprovado, foi formado a equipe para o procedimento. As quatro profissionais de enfermagem realizaram um minicurso teórico-prático de treinamento e introduzido finalmente o serviço na rotina da UTIN.

Aprovação do Projeto – Em 2016, na tentativa de resgatar o projeto, foi realizado no Hospital Sirio Libanés um curso sobre a administração do Serviço de PICC o qual teve como resultado a elaboração do Protocolo do PICC do Hospital Materno Infantil. Tal protocolo foi apresentado e aprovado pelas direções vigentes em 2017.