Cotidiano

Maternidade registra nascimento de 400 bebês prematuros em 2020

Maternidade realizou na manhã desta terça-feira, evento em comemoração do Dia Mundial da Prematuridade

Somente este ano, o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) registrou o nascimento de 400 bebês prematuros. A informação foi repassada pela diretora da unidade, Drª Talita Araújo, durante o evento de comemoração do Dia Mundial da Prematuridade na manhã desta terça-feira, 17.

Ainda de acordo com a diretora, apenas no mês de novembro houve 26 partos de bebês prematuros e quatro deles morreram.

“Esses bebês passam por um suporte de hidratação, controle de temperatura, suporte nutricional e toda a parte de humanização após a recuperação, feita através do método canguru que é uma forma de aproximação da mãe com o filho junto com toda a equipe médica, que conta com psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e enfermeiros”, disse Talita.

Talita Araújo, diretora-geral da maternidade (Foto: Nilzete Franco/FolhabV)

A diretora citou a importância das doações do leite materno para o banco de leite da maternidade. “É interessante lembrar que os prematuros devido a essa imaturidade, não conseguem na maioria das vezes se alimentarem sozinhos, então eles necessitam dessa distribuição de leite. Por conta disso, tentamos sempre manter o estoque de leite materno para podermos suprir essa demanda”, finalizou Talita Araújo.

Mães realizam evento em alusão ao Dia Mundial da Prematuridade

Mães de bebês prematuros e a equipe multiprofissional do Centro de Referência Follow up (que é a equipe de atendimento ao prematuro), com o apoio da Secretaria de Cultura do estado de Roraima, realizaram uma ação em frente ao Palácio da Cultura na manhã desta terça-feira, 17.

Segundo uma das mães participantes, Janynnie Matos, essa programação é feita todo ano. “Todos os anos realizamos esse evento para chamar a atenção da população sobre o que é o Novembro Roxo. Como a pandemia não nos permitiu fazer nossa caminhada, decidimos por fazer esse drive trhur para que as famílias, profissionais e amigos pudessem participar”, explicou Janynnie. 

“Sou mãe de prematura, e faço parte da ONG prematuridade.com que é uma ONG a nível nacional, acredito que sou uma ponte entre mães e entidades públicas para chamar atenção aos cuidados dos pequenos”, ressaltou Janynnie Matos.