Saúde e Bem-estar

Médica diz que hidroxicloroquina deve ser tratamento inicial

A médica trabalha no hospital Albert Einstein, em São Paulo e recomenda o uso da hidroxicloroquina associada ao zinco e à azitromicina, um antibiótico indicado em infecções respiratórias

A médica oncologista Nise Yamaguchi tem ganhado destaque no cenário médico por ser uma grande defensora da hidroxicloroquina em fases iniciais dos sintomas do coronavírus.

Em entrevista a Rádio Folha, a médica explicou que o medicamento que é usado no tratamento da malária e do lúpus, e que tem sido testada em pacientes com a Covid-19 e possui resultado positivo.

A médica trabalha no hospital Albert Einstein, em São Paulo e recomenda o uso da hidroxicloroquina associada ao zinco e à azitromicina, um antibiótico indicado em infecções respiratórias.

“Ele trata pacientes em fase inicial, caso o paciente esteja medicado logo no início dos sintomas, a doença pode não chegar a fase aguda, onde é necessário o uso de respiradores. O mais indicado é que o medicamento comece junto com os sintomas, e não em casos assintomáticos ou de pessoas que tenham convívio com pacientes positivos” explicou durante a entrevista.

“Para tratamento em doenças precoces, isso já está bem definido e as pessoas estão se beneficiando, tem um estudo com corticóide para pacientes que estão começando com inflamação, por que o covid tem várias fases, a primeira com proliferação viral, só que os estudos clínicos ainda nao foram feitos com a ivermectina e a nitazoxanida. O que a gente vem priorizado é que os pacientes passem pelo tratamento logo nos primeiros sintomas, apenas 5% desses pacientes que tiveram esse tratamento evoluiram para casos graves, em casos graves também é uma indicação o uso de anticoagulantes” disse.

A médica também comentou a iniciativa da telemedicina, quando os médicos falam com os pacientes e fazem as prescrições por meio do telefone ou da internet.

“É importante uma avaliação prévia, porém não é a nossa realidade, sabemos que a profilaxia que é o conjunto de medidas utilizadas com a finalidade de impedir ou diminuir o risco de transmissão de uma doença” disse.