Cotidiano

Médico Anthony Wong morre após parada cardiorespiratória

O pediatra e toxicologista era diretor do Instituto da Criança, do Hospital das Clínicas da FMUSP, e diretor do Instituto Brasileiro de Estudos Toxicológicos e Farmacológicos

Aos 73 anos, o médico pediatra e toxicologista Prof. Dr. Anthony Wong morreu nesta sexta-feira, 15, após parada cardiorrespiratória. Segundo nota da assessoria de imprensa, Wong foi internado antes do Natal com “quadro de queda de pressão e mal-estar”. “Foi diagnosticado com úlcera gástrica e hemorragia digestiva.

Durante a internação, evoluiu com quadro de descompensação do padrão cardíaco e padrões de fibrilação atrial. Veio a falecer no dia de hoje, após parada cardiorrespiratória”, completa o comunicado do falecimento. Em nota, o Hospital das Clínicas da FMUSP lamentou profundamente. “O HCFMUSP presta solidariedade aos familiares e amigos”.

Wong era pediatra, professor, diretor do Instituto da Criança, do Hospital das Clínicas da FMUSP e diretor do Instituto Brasileiro de Estudos Toxicológicos e Farmacológicos. No dia 2 de novembro, ele participou do programa Direto ao Ponto, da Jovem Pan, onde falou sobre ter contraído a Covid-19 de forma assintomática ainda no início da pandemia.

Durante a entrevista, exibida em novembro, o médico ainda falou sobre os principais erros e acertos da medicina com a doença provocado pelo coronavírus, os riscos da pressa para a aprovação de uma vacina, a importância da administração de remédios em pacientes com sintomas iniciais e o que esperar do cenário da saúde do Brasil no futuro. “Como pediatra, eu tenho que estimular e tornar de certa forma obrigatória a vacina das crianças contra doenças cujas imunizações já têm segurança, eficácia e realmente proteção prolongada. Polio, sarampo etc devem ser obrigatórias. O que acontece com a Covid-19 é que, até agora, nenhuma vacina está segura, eficaz ou tem efeito duradouro. As próprias indústrias farmacêuticas não divulgaram os seus resultados. O que divulgaram foi propaganda. Eu não sou contra a vacina, mas tem que mostrar que funciona”, afirmou na época.