Cotidiano

Médico sugere construção de hospital de campanha para atendimento 

De acordo com César Penna, Roraima não tem estrutura para receber pacientes infectados com o novo Coronavírus

Diabetes e doenças cardiovasculares são os fatores de agravamento do Covid-19, causada pelo novo coronavírus. A diabetes sozinha poderia aumentar o risco de complicações de duas a três vezes. O médico endocrinologista César Penna foi o responsável por falar sobre os assuntos no Quem é Quem desta quarta-feira (18).

“Com a diabetes bem controlada o sistema imunológico estará mais resguardado. Hoje a Sociedade Brasileira de Diabetes informa que apenas 15% dos diabéticos têm a doença bem controlada. Nesta pandemia do coronavírrus, a melhor maneira de se proteger é controlar cada vez mais sua diabete, deixando-a nos parâmetros normais”, explicou Penna. 

O médico ressaltou que a diabetes pode ser hereditária, e alertou ainda sobre os cuidados, caso exista um familiar diabético.

“Caso você tenha pai e mãe diabéticos, é de sua obrigação ficar muito atento à sua saúde. Nestes casos, a chance de evoluir para uma diabete tipo 2 é muito grande, por exemplo, em casos de ficar acima do peso, não praticar atividades físicas, ingerir alimentos ricos em gorduras e açucares livres. O grande problema da diabetes é que não existe apenas uma causa, é uma doença que chamamos de multifatorial, ou seja, doenças ocasionadas por várias causas”, disse endócrino. 

CORONAVÍRUS    

De acordo com Penna, Roraima não tem estrutura para receber pacientes infectados com o novo Coronavírus. Ele observou uma maneira junto ao Exército que poderia ajudar no tratamento de pacientes com o vírus.  

“Eu observo que a bancada de parlamentares roraimenses em Brasília poderia articular com o Governo Federal a construção de hospitais de campanhas. Se for analisar, é um percentual mínimo de pessoas que irão precisar de uma internação na UTI, mas, para que este percentual seja mínimo, há de ter um atendimento inicial adequado. Da mesma forma que o Exército monta abrigos com uma rapidez impressionante, eles também podem montar um hospital de campanha, as Forças Armadas sabem fazer isso, vimos nas Olimpíadas do Rio de Janeiro e foi muito bem feito. Se realmente os casos começarem a surgir, é uma ideia que deve ser pensada”, acredita o médico.

A população idosa e os diabéticos estão inseridos no grupo de risco do Covid-19. O endocrinologista contou que nos atendimentos realizados na rede pública, já está recebendo as preocupações por parte destes grupos.  

“A maioria dos atendimentos que eu realizo na rede pública é de idosos. Está acontecendo certa angústia por parte desses pacientes, por não ter leitos disponíveis em caso de contrair o vírus. Esse assunto não está sendo falado, nem explicado aqui no estado por parte das autoridades, e o que esses idosos estão vendo é que em outros estados se preparando. É necessária uma posição mais esclarecedora por parte da comunicação do Estado”, ressaltou Penna. 

A entrevista completa pode ser acompanhada no FolhaBV Play.

Publicidade