Cotidiano

Médico transferido para São Paulo falece por covid-19

Profissional estava internado desde o dia 30 de Outubro no Instituto de Infectologia Emílio Ribas

O médico Marcus Brunner, de 33 anos, faleceu de coronavírus nesta quinta-feira, 19. A informação foi confirmada pelo irmão da vítima, Marcelo Augusto. O profissional estava internado desde o dia 30 de Outubro no Instituto de Infectologia Emílio Ribas em São Paulo, após ter contraído a doença em Roraima.

O profissional foi diagnosticado com covid no dia 24 de outubro. Marcus era médico e atuava nas áreas de ortopedia e traumatologia, onde atendia pacientes vítimas de coronavírus no Hospital Geral de Roraima (HGR). Ele foi intubado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e chegou a receber apoio de profissionais da categoria do Estado, por falta de medicamentos.

“Estamos fazendo essa denúncia, porque precisamos denunciar. Ele era um dos médicos que estava na linha de frente para tratar pacientes com covid e agora não tem qualquer assistência do Estado. Para ter uma ideia da gravidade dessa denúncia, nós do grupo de médicos fizemos uma cota para comprar mais de R$ 10 mil em insumos. Não tem nada no HGR! Não é justo com os pacientes e não é justo com o médico que tanto se esforçou para cuidar das pessoas”, informaram os profissionais. Na época, o Governo do Estado informou que o paciente estava sendo assistido na UTI do HGR por uma equipe multidisciplinar. Pouco tempo depois, o paciente foi transferido para São Paulo.

Marcus era natural de Parintins e morava com a esposa Gabriela Paulain e a filha há três anos em Boa Vista. O profissional era formado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e atuava como ortopedista no HGR desde agosto de 2017. Ele exercia suas funções por meio da Cooperativa Brasileira de Serviços Múltiplos de Saúde (Coopebras).

Leia mais: