Cotidiano

Médicos não denunciaram falta de equipamentos de proteção

O Conselho disse que está fiscalizando as unidades de saúde e além da orientação de isolamento, ressaltou a importância de  não compartilhamento de objetos pessoais

O Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM-RR)  afirmou que até o momento não recebeu nenhuma denúncia de médicos em relação a falta de equipamentos de proteção individual (EPI) nas unidades de saúde e hospitais.

O Conselho disse que está acompanhando o abastecimento dos equipamentos nas unidades hospitalares e que esteve fiscalizando o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré para verificar o suprimento do local.

“Também enviamos ofícios para os secretários municipal e estadual de Saúde e coordenadores das centrais de abastecimento para obter informação sobre a quantidade em estoque de EPIs e previsão de durabilidade”.

O Conselho reiterou que os médicos que estiverem trabalhando sem o material necessário para segurança própria podem comunicar ao Conselho e ao Diretor Técnico da Unidade. “Ainda não recebemos nenhuma denúncia sobre isso. É obrigação dos gestores fornecerem todo o material necessário para o trabalho, principalmente nesta crise da pandemia do coronavírus”.

CRM orienta população a manter isolamento

O Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM-RR) reitera as orientações do Ministério da Saúde de isolamento social, limpeza das mãos com água e sabão, uso de álcool gel.

Por meio de nota, o Conselho divulgou que “continuará vigilante e mantendo as orientações  aos profissionais e a população sobre os cuidados de prevenção da transmissão do Covid 19”. 

Além da orientação de isolamento, o CRM ressaltou a importância de não compartilhamento de objetos pessoais e deixar os ambientes bem ventilados, que são medidas extremamente necessárias para evitar o crescimento exponencial da doença. “O CRM afirma apoio ao trabalho da equipe do Ministério da Saúde, que se pauta em estudos cientifico-epidemiológico”, finalizou.