Cotidiano

Mesmo no inverno, Governo pede ajuda para combater incêndios em RR

Mesmo reconhecendo não haver focos de incêndio no Estado, Denarium foi o primeiro governador a solicitar uso das Forças Armadas

Apesar de o inverno em Roraima ainda não ter terminado, o governador Antônio Denarium (PSL) decidiu se precaver e assinou uma GLO (Garantia da Lei e da Ordem) pedindo o apoio da União caso haja algum foco de incêndio em florestas do Estado.

Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), até o dia 21 de agosto o acumulado de chuvas foi de 287,9 milímetros em Boa Vista. A média histórica de precipitação na capital é de 1.678,6 milímetros de chuva. De janeiro a julho de 2019, o acumulado de precipitação foi de 1.266,1 milímetros, com a maior precipitação no mês de junho (437,5mm).

Mesmo reconhecendo não haver focos de incêndio no Estado, Denarium foi o primeiro governador a assinar o documento solicitando o uso das Forças Armadas e pediu aos governadores da Amazônia que façam o mesmo. “Os incêndios em Roraima estão controlados, não tem foco de incêndio. Estamos solicitando [a ajuda] preventivamente”, disse o governador.

 

GLO- O emprego das Forças Armadas para a Garantia da Lei da Ordem e para ações subsidiárias está autorizada por meio do Decreto Presidencial 9.985, de 24 de agosto de 2019, no período que vai até 24 de setembro nas áreas de fronteira, terras indígenas, unidades federais de conservação ambiental e áreas dos Estados da Amazônia Legal. Mas, para isso, o governador do Estado precisa requerer oficialmente.