Cotidiano

Meta é inaugurar nova unidade prisional em Rorainópolis

Segundo secretário, obra deve ser finalizada em cinco meses

Com a prorrogação da Força-Tarefa Penitenciária em Roraima, ações de seguranças e novos procedimentos estão sendo implantados nos presídios de Roraima. De acordo com o Secretário de Justiça e Cidadania (Sejuc), André Fernandes,  a meta que nos próximos cinco meses seja inaugurado uma nova unidade prisional em Rorainópolis, sul do estado, com vagas para 250 detentos, o que deve desafogar os outros presídios. A obra que estava parada deve ficar pronta até o final do ano.

“O Ministério da Justiça sinalizou com apoio total ao sistema penitenciário aqui de Roraima, uma das metas é a inauguração de uma nova unidade prisional em Rorainópolis nos próximos quatro ou cinco meses, caso as obras não enfrentem muito período de chuvas, e com isso, até o final do ano, cada interno ter sua própria cama e colchão” finalizou.

Segundo ele, o pedido da prorrogação da FTIP em Roraima surgiu para dar continuidade nas ações de segurança que vem sendo desenvolvidas e para a implantação de novos procedimentos nos presídios de Roraima. No total, são 62 agentes que fazem parte da Força Tarefa, e há a previsão que sejam transferidos mais 60 em abril.

Ele explica que o apoio irá suprir a demanda de agentes penitenciários que é insuficiente para o total de 1.500 detentos que cumprem pena na prisão. “Caso não houvesse esse apoio da Força Tarefa, os agentes penitenciários seriam insuficientes para cobrir a escala de horário” disse. Segundo ele, são 278 agentes penitenciários sendo que cerca de 60 deles estão nas áreas administrativas.

“Desde a entrada da Força Tarefa na Pamc, não houve mais fugas, morte e rebelião. Não existe facção atuante dentro do sistema devido aos novos procedimentos de segurança, os internos que integram as facções foram desarticulados, e isso se deve ao apoio da Força Tarefa dentro da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo. Há varreduras diárias dentro das celas e conseguimos interceptar esse contato dos detentos com o crime organizado aqui fora” disse.