Cotidiano

Mil professores da educação indígena aprovados em concurso são convocados

Os convocados irão lecionar em 253 unidades de ensino de 12 municípios do Estado, atendendo cerca de 17 mil alunos

O Governo de Roraima convocou, nesta quinta-feira, dia 28, os 1.000 aprovados em Concurso Público realizado recentemente. O decreto de convocação segue para publicação no DOE (Diário Oficial do Estado) e, após isso, a Segad (Secretaria de Gestão Estratégica de Administração) irá marcar as datas de entrega de documentos, perícia e a posse desses professores.

O certame teve início em dezembro de 2021, quando o edital do concurso foi publicado. Tendo o Idecan (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional) como banca responsável, o concurso ofertou 1.000 vagas, sendo 300 para cargos de Magistério Nível Médio Completo, com salário inicial de R$ 3.004,80, e 700 vagas para cargos de Nível Superior, com salário inicial de R$ 3.782,94.

“Agora, sete meses depois da publicação do edital, temos o orgulho de estarmos convocando esses 1.000 professores para atuarem nas escolas estaduais indígenas. É o Governo de Roraima mostrando, mais uma vez, o seu empenho para revolucionar a educação em todo o Estado, em especial nas comunidades indígenas”, declarou o governador Antonio Denarium, em vídeo publicado em sua rede social.

Com a criação dos novos cargos, previstos na Lei n° 892, de 25 de janeiro de 2013, que dispõe sobre a criação do PCCREB (Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações dos Servidores da Educação Básica do Estado de Roraima), os convocados irão lecionar em 253 unidades de ensino de 12 municípios do Estado, atendendo cerca de 17 mil alunos.

“É um compromisso firmado pelo governador Antonio Denarium em atendimento aos povos indígenas. Era muito esperado esse concurso, uma vez que é diferenciado e atende aos critérios e necessidades das comunidades indígenas. Um respeito à cultura e à educação indígena”, disse o secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita.