Cotidiano

Ministério da Defesa diz que tomou medidas de prevenção em Roraima

Para a instituição, as alegações que motivaram investigação do MPF-RR são “equivocadas e maliciosas”

O Ministério da Defesa (MD) se pronunciou sobre as alegações de que visita de comitiva à Roraima poderia ter causado risco de contaminação por covid-19 em terras indígenas do Estado. Para o órgão, as alegações são “equivocadas e maliciosas”.

A medida acontece após o Ministério Público Federal em Roraima ter anunciado que irá apurar as diversas denúncias sobre a atuação interministerial nas comunidades. Uma das solicitações é de autoria do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami / Ye’kuana.

Em resposta ao jornal Folha de Boa Vista, o Ministério da Defesa informou que não tem conhecimento do mencionado ofício do Condisi, mas declara que a informação do documento está “absolutamente equivocada e maliciosa”.

“O Ministro da Defesa, General Fernando de Azevedo e Silva e sua comitiva estiveram em visita oficial ao Pelotão Especial de Fronteira Surucucu, Organização Militar do Exército Brasileiro, na qual acompanharam o atendimento aos indígenas, antes da visita ao Hospital de Campanha de Boa Vista. Além disso, todos os integrantes da comitiva foram previamente testados por PCR e sorologia antes da visita, com resultados comprovadamente negativos”, afirmou o MD.

O ministério também reforçou que vem realizando importantes ações de apoio aos indígenas, em parceria com o Ministério da Saúde e a Fundação Nacional do Índio (Funai), como a oferta de atendimento médico e entrega de mais de quatro toneladas de material de saúde. “Assim, causaria profunda estranheza que um Conselho, que se preocupa com o bem-estar dos indígenas busque criar obstáculos a tal apoio”, declarou a nota.

ENTENDA – A visita de comitiva do ministro da Defesa, General Fernando de Azevedo, à terras indígenas em Roraima motivou investigação do Ministério Público Federal (MPF). O objetivo é identificar suposto risco de contaminação por covid-19 da  população moradora das comunidades da região. (P.C.)