Cotidiano

Ministério da Saúde garante atendimento aos índios Ingarikó

No documento é solicitada a entrada de equipes de saúde nas comunidades para combate a Covid-19

O número de indígenas contaminados nas comunidades da região Ingarikó fez com que os tuxauas Gelson José Martins e Raildo Lourenço Semeão enviassem uma carta ao coordenador Distrital de Saúde Indígena do Dsei-Leste.

No documento é solicitada a entrada de equipes de saúde nas comunidades para combate a Covid-19. Cita ainda a contaminação de indígenas por profissionais de saúde, e pede que o Ministério Público Federal (MPF) acompanhe o caso.

“Manifestamos nossa indignação com a irresponsabilidade das equipes de saúde do Dsei Leste que em suas últimas entradas na região Ingarikó enviaram profissionais com a Covid-19”, diz trecho.

A carta cita ainda a falta de insumos e medicamentos. “Além disso, falta em nossos postos de saúde quantidade suficiente de medicamentos e materiais de higiene e proteção para profissionais e pacientes”, acrescenta outro o documento.

Informações repassadas a FolhaBV dizem que a área indígena Ingarikó teria sido amplamente afetada pelo novo coronavírus, e que mais de 100 indígenas estariam doentes com sintomas da Covid-19.

Ainda segundo as informações, há suspeita de infectados em várias localidades, entre as quais, 60 pessoas no Manalai, 20 na Serra do Sol, 30 em Kumaipa, 28 em Awendei e 12 no Nutrir.

MINISTÉRIO DA SAÚDE – De Brasília, o assessor especial Airton Cascavel, do gabinete do ministro interino da Saúde, entrou em contato com a FolhaBV para informar que a demanda dos tuaxauas ingarikó foi levada ao ministro Eduardo Pazuello.

“O ministro imediatamente acionou o secretário especial de Saúde Indígena, Dr. Robson Santos, que determinou uma força tarefa para atender os ingarikos, quando serão deslocadas duas aeronaves, com testes para covid, medicamentos e equipe médica, para que possa ser dada atenção esecial a essa popiulação vulnerável”, afirmou Cascavel.

Segundo o assessor especial, “isso amplia ainda mais o atendimento à população indígena de Roraima, assim como já foi feito com os índios yanomami, os da Raposa Serra do Sol e do Distrito Leste.

MPF-RR – O Ministério Público Federal informa que mantêm investigações específicas sobre a situação da epidemia de Covid-19 entre os povos indígenas de Roraima. Inclusive com algumas ações no TRF1. No tocante ao povo Ingarikó, o MPF foi informado sobre possível surto aos 23/7/2020. E desde então têm sido promovidas diligências junto ao Distrito Sanitário Especial indígena do Leste de Roraima, permanecendo com fiscalização e apuração de cada caso.

DSEI LESTE – A reportagem tentou contato com a coordenação do Dsei Leste, mas as ligações não foram atendidas.