Cotidiano

Ministério de Minas e Energia garante início das obras

Previsão é agosto desse ano

O secretário Nacional de Minas e Energia Ricardo de Abreu Sampaio Cyrino confirmou o início das obras do Linhão de Tucuruí para o mês de agosto deste ano. A notícia foi transmitida ao governador Antonio Denarium, por meio de contato telefônico ao final da tarde desta quinta-feira, 16. A obra era para ter sido concluída em dezembro de 2015, mas sofreu inúmeros embargos na Justiça que impediram o começo do serviço.

O primeiro passo foi a publicação do Conselho de Defesa Nacional, no Diário Oficial da União, que declarou a obra do Linhão como de interesse Nacional.

 “Estive reunido com representantes do consórcio que vai executar a obra, além da Eletronorte, Funai [Fundação Nacional do Índio] e Ibama [Instituto Brasileiro de Meio Ambiente]. As negociações sobre as compensações aos indígenas estão bem encaminhadas e o Projeto Básico Ambiental Indígena será protocolado no dia 20 de maio na Funai”, declarou Ricardo Cyrino.

 Segundo ele, o pedido de licenciamento ambiental para dar início às obras será protocolado no Ibama no dia 10 de junho. “Desta forma, os prazos originais serão garantidos. Com o licenciamento ambiental sendo aprovado em meados de julho, as obras serão iniciadas a partir de agosto”, complementou.

 Roraima é o único Estado Brasileiro que ainda não está interligado ao Sistema Interligado Nacional e dependia da energia produzida pela hidrelétrica de Guri – que está entre as 10 maiores do mundo e localizada no rio Caroni, na Venezuela. Dez dos 15 municípios roraimenses eram abastecidos pela energia venezuelana desde 2001.

HISTÓRICO DA OBRA – Em 2011, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) licitou a obra do Linhão de Tucuruí. À época, o consórcio TransNorte, formado pelas empresas Alupar e Eletronorte, investiu R$ 300 milhões na obra, que deveria ter sido entregue em dezembro de 2015, mas sequer começaram.

 Agora, a empresa TNE conectará Boa Vista ao Sistema Interligado Nacional. O Estado de Roraima vai ser interligando ao SIN por meio da subestação Lechuga, no Amazonas, cobrindo aproximadamente 715,0 km de linha de 500 kV, em circuito duplo, com 3 subestações. Esta empresa foi constituída após o consórcio Boa Vista, composto pela Alupar (51%) e pela Eletronorte (49%), e saiu vencedora no leilão 004/2011 realizado pela Aneel.