Cotidiano

Ministro venezuelano diz que sede do consulado foi abandonado

Segundo ele, a sede do consulado em Boa Vista que é um imóvel alugado foi entregue ao proprietário

O ministro c onselheiro da embaixada da Venezuela no Brasil Tomás Silva informou que a sede do consulado venezuelano foi abandonado pelos funcionários e entregue ao proprietário. O prédio está localizado na
Av
enida

Benjamin Constant, 968 – Centr
o.

A sede do consulado em Boa Vista funcionava em um imóvel alugado. Ele explicou que após a morte do cônsul geral do Maduro em Boa Vista, Faustino Torella, de covid-19 em agosto de 2020, o local era administrado por dois funcionários.

“Os funcionários diplomáticos do Maduro no Brasil tiveram suas credenciais canceladas pelo Ministério das Relações Exteriores no dia 28 de abril de 2020. A pesar disto, eles continuaram a ocupar as sedes dos sete (07) consulados no Brasil e da Embaixada em Brasília! ” disse.

Segundo ele,  têm recebido numerosas denúncias de venezuelanos que têm sido estafados por esses dois funcionários ilegítimos que cobram $50 dólares americanos pela emissão de certificações sem legitimidade no Brasil.

“A prática do estelionato é constante nos consulados ocupados pelos funcionários do regime do Maduro, principalmente em Boa Vista, Manaus e Brasília. Esses funcionários, junto com o resto que ainda ocupam os outros consulados e a embaixada, foram declarados “personae non gratae” no dia 4 de setembro de 2020 ” disse.

Conforme o embaixador, a  sede do consulado em Boa Vista foi entregue ao seu dono no dia
31 de dezembro.  

“Os funcionários levaram tudo com eles, inclusive veículos com as placas diplomáticas, arquivos, móveis e carimbos, o que constitui roubo. Os funcionários deixaram uma dívida com o dono da casa ” disse.

Leia mais –