Cotidiano

Dia Mundial das Comunicações Sociais será celebrado pela Diocese

O 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais será celebrado neste domingo (16). Para esta edição, o tema para o dia é “Vinde e verás” (Jo 1,46) – Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são”.

Em Roraima, a celebração presencial será realizada na Igreja Catedral Cristo Redentor, às 19h30, seguindo os decretos da Prefeitura de Boa Vista, com apenas 30% da capacidade total da igreja.

A Diocese esclareceu que, com a pandemia se faz necessário o distanciamento social, os profissionais de comunicação e os veículos de imprensa estão sendo os responsáveis por manter manter as pessoas informadas. “A comunicação social pode tornar possível a proximidade necessária para reconhecer o que é essencial e compreender realmente o significado das coisas”.

Para o evento, estão sendo convidados os comunicadores, jornalistas e veículos de imprensa de Roraima.

“Nós convidamos as comunidades a rezar pelas comunicações. Nesse contexto marcado por tantas dificuldades, tanta incitação do ódio na imprensa e nas redes sociais, queremos elevar aos céus nossos clamores, nossos pedidos e a nossa confiança ao Deus da vida que é, em Jesus, o comunicador por excelência do Pai”, explicou o padre Josimar Lobo, responsável pela Paróquia Catedral Cristo Redentor.

O tema da celebração “Vinde e verás” (Jo 1,46) – Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são”, foi instituído pelo Papa Francisco no dia 29 de setembro de 2020, dia de São Gabriel Arcanjo, responsável pelo primeiro anúncio a Nossa Senhora e também padroeiro das comunicações.

A solenidade também será transmitida pelas redes sociais da Diocese de Roraima no Instagram, Facebook e Youtube, e pela Rádio Monte Roraima – 107.9 FM.

Dia Mundial das Comunicações

O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi instituído pelo Decreto Inter Mirifica, do Concílio Vaticano II, em seu número 18: “Para reforçar o variado apostolado da Igreja por intermédio dos meios de comunicação social celebre-se anualmente, nas dioceses do mundo inteiro, um dia dedicado a ensinar aos fiéis seus deveres no que diz respeito aos meios de comunicação, a se orar pela causa e a recolher fundos para as iniciativas da Igreja nesse setor, segundo as necessidades do mundo católico”. E no dia 7 de maio de 1967, domingo da Ascensão do Senhor, celebrou-se pela primeira vez, no mundo inteiro, o dia Mundial das Comunicações Sociais.