Cotidiano

Mobilização de combate ao mosquito começa nesta quarta-feira

Até o dia 16 deste mês, a mobilização ocorre em 16 bairros

O mutirão de combate ao aedes aegypti nos bairros que registraram alto índice de infestação do mosquito nesta quarta-feira, 04. Neste primeiro dia, os agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde visitaram os bairros Cidade Satélite e Cauamé, que apresentaram, respectivamente, índices de 6,24% e 6,12% de infestação.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Doenças Transmitidas por Vetores, Samuel Garça, a ação ocorre devido o momento de alerta pelo alto índice de infestação na capital.

“Esta é uma ação específica que acontece devido ao alto índice de infestação em nossa capital e também o aumento do número de casos notificados da dengue nesse período. São mais de 350 pessoas trabalhando e orientando a população, principalmente nessa época com início do verão e chuvas periódicas. É importante a participação da população recebendo os agentes e ajudando a eliminar os possíveis focos nos quintais, evitando assim a proliferação do mosquito e das doenças”, disse.

A ação inclui a inspeção dos imóveis, orientação da população e eliminação de possíveis criadouros, junto com os moradores. Os agentes vistoriam as casas, pontos críticos e pontos comerciais.

Antônio Pereira de Souza, 70, mora no Cidade Satélite há cinco anos com sua esposa Francisca. Ele aprovou a ação. “Eu acho muito importante, pois com os agentes fazendo o trabalho diariamente já acontece doenças, imagina se não tivessem atuando todos os dias. Eu peço que continuem e que possamos conseguir eliminar os focos do nosso bairro”, afirmou.

Até o dia 16 deste mês, a mobilização ocorre em 16 bairros. Mais de 60 mil imóveis devem ser visitados e inspecionados.

Bairros – Os agentes devem passar ainda pelos bairros Jardim Primavera (5), Canarinho (6), Caranã (9), Tancredo Neves (9), Pricumã (9), Silvio Botelho (9), Nova Cidade (9), União (11), Asa Branca (11), Senador H. Campos (11), Psicultura (12), Cinturão Verde (12), Operário (12) e Cambaré (16).

Dia D – Na próxima semana, dia 13 será realizada uma blitz educativa com panfletagem e orientação, alusiva ao Dia D de combate e controle ao Aedes, em cinco locais: Centro, Pintolândia, União, Raiar do Sol e Mecejana.