Cotidiano

Moradora pede manutenção em ponte do Passarão

Um buraco apareceu próximo da cabeceira da ponte sobre o igarapé Aruanã, o que pode prejudicar a mobilidade de quem reside na região

*ATUALIZADA ÀS 13h20

Com a intensificação das chuvas de inverno, muitas localidades do Estado já começam a se queixar de problemas relacionados à trafegabilidade em pontes e estradas. Na região do Passarão, zona rural de Boa Vista, moradores relataram hoje, 23, dificuldades com a ponte sobre o igarapé Aruanã.

“Como tinha que vir para a capital, por conta do congresso do Sinter [Sindicato dos Trabalhadores em Educação], eu quase não consegui passar, porque apareceu esse problema na cabeceira da ponte. Foi preciso colocar umas pranchas para os carros passarem, mas a gente não sabe até quando esse tipo de medida vai ajudar”, comentou a professora Argentina Brasil.

De acordo com ela, problemas relacionados a essa questão são comuns na região e que o auxilio do município tem sido relativamente rápido para evitar que os moradores da região fiquem isolados.

“A ponte da Serra da Moça estava quebrada há bastante tempo, nós corremos atrás e a Prefeitura contratou uma empresa para trabalhar na manutenção dessa ponte. Agora o problema é a ponte do Aruanã”, disse.

 A professora pede que providências sejam tomadas, uma vez que a ponte sobre o igarapé Aruanã é a única de dá passagem para outras localidades.

“O pessoal que faz plantio de soja na região estão passando com muitas carretas por lá. Tem dias que passam até dez carretas na frente, e como aquela ponte não passada por manutenção, se ela [ponte] cair, o acesso para outras localidades, como a Serra da Moça e Vista Alegre, vai ficar prejudicado”, completou.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Boa Vista, que informou, em nota, que a responsabilidade de manutenção da ponte é do Governo do Estado, uma vez que a mesma se encontra na RR-319.

“Informamos que a estrada do Passarão é a RR-319, e apesar de estar na área rural do município, não é de responsabilidade da Prefeitura de Boa Vista. A manutenção da estrada e das pontes são de responsabilidade do Governo do Estado”, reforço. 

A FolhaWeb também procurou a assessoria de comunicação da Secretaria de Infraestrutura (Seinf), responsável pela ações de manutenção de pontes e estradas,  que informou que já encaminhou uma equipe técnica para avaliar a situação e levantar a melhor alternativa para que seja feito um serviço emergencial de reparo.