Cotidiano

Moradores caem em golpe de oferta de emprego em órgão público

Uma empresa com sede no RJ liga para as pessoas em Boa Vista, mas o telefone tem prefixo 92 do Amazonas

Moradores de Boa Vista estão recebendo oferta de empregos na Segad (Secretaria de Gestão Estratégica e Administração), assim como estão sendo direcionados para o concurso da Sesau (Secretaria de Estado da Saúde), após receberem ligações de uma empresa com sede no Rio de Janeiro, mas os telefonemas acontecem de um número de celular com prefixo 92, do Amazonas.

Durante a conversa por telefone a pessoa no outro lado da linha pergunta se querem trabalhar e informa os cargos disponíveis dentro da estrutura da Segad. Após isso são orientadas a enviarem um e-mail para a Diretoria de Recursos Humanos da Secretaria.

Uma jovem que está desempregada, e pediu para não ser identificada, recebeu a ligação da empresa e enviou o e-mail conforme foi solicitado, dizendo que estava interessada no cargo de Recepcionista II.

“Eu recebi a reposta, por e-mail da empresa, que me informou a carga horária de trabalho, o salário, sobre benefícios como vales transporte e refeição, plano de saúde familiar. E por fim, pediu que eu fosse até a Segad no dia 3 de agosto, às 15h, levando documentos pessoais para assinar o contrato”, comentou a jovem.

“A mulher no outro lado da linha me pareceu muito séria, e eu desempregada e precisando trabalhar acreditei porque o e-mail da empresa tem até aquele símbolo do governo do estado. Só fiquei sabendo que não tinha nada de emprego após ter conhecimento de que outras pessoas também já haviam sido enganadas”, disse.

“Isso é uma brincadeira de muito mau gosto, e também pode ser um golpe, alguém querendo dinheiro de pessoas que nem emprego tem, mas por uma oportunidade dessas são capazes de pegar emprestado”, ressaltou a jovem.

A equipe FolhaBV fez uma pesquisa e constatou que a empresa tem sede no Rio de Janeiro. A reportagem ligou em dois números, mas uma gravação informa que os números estão impossibilitados de receberem chamadas. Também ligou no número com prefixo de Manaus, e ouviu a mesma mensagem.

SEGAD – Em contato com a coordenadora geral de Recursos Humanos da Segad, Clícia de Souza, ela informou que a Secretaria não tem esse departamento que consta no e-mail da empresa. “Nesse e-mail consta até a logomarca oficial do governo. Então a gente não realiza esse tipo de procedimento e nem esse tipo de contratação”.  

Essa pessoa que está ligando também oferta emprego pra Sesau, em nome da Segad. “Se for para o seletivo da Sesau, tudo é tratado na página oficial da Secretaria de Saúde”, ressaltou Clícia. Ela informou ainda que a Segad já registrou boletim de ocorrência, para que sejam tomadas as devidas providências.