Cotidiano

Moradores cobram revitalização de escola no Caroebe

O Governo informou que uma equipe de arquitetos da Seinf deve visitar a escola em breve para dar início ao projeto da obra

A situação da estrutura física da Escola Estadual Dom Pedro, localizada em Caroebe, tem incomodado estudantes e moradores do município.

Na escola, que de acordo com moradores nunca recebeu revitalização, são atendidos alunos do 4° ao 9° ano do ensino fundamental. No momento, as aulas na unidade estão sendo ministradas de forma remota.

Em fotos enviadas à Redação da FolhaBV, é possível ver a situação da escola, com a fiação elétrica exposta, grades enferrujadas, aberturas nos forros das salas, e banheiros com vasos sanitários quebrados.

“Essa são as condições do colégio estadual Dom Pedro em Caroebe, o colégio nunca passou por uma reforma. Mesmo as aulas sendo de forma remota, os professores estão ali todos os dias, entregam e corrigem apostilas”, relata denunciante que preferiu não se identificar.

Outro lado – A reportagem entrou em contato com o Governo do Estado, que informou que a escola receberá revitalização. Confira a nota na íntegra:

A Secretaria de Educação e Desporto esclarece que a Escola Estadual Dom Pedro I, localizada em Caroebe, receberá obra de reforma geral com recursos do Tesouro Estadual. Uma equipe de arquitetos da Secretaria de Infraestrutura deve visitar a escola em breve para dar início ao projeto da obra. O processo já foi aprovado e está em fase de licitação.

Informa ainda que o Governo do Estado está trabalhando para mudar a realidade dos prédios escolares da rede estadual de ensino que ficaram anos abandonados sem qualquer tipo de manutenção ou reforma.

Nesse plano de recuperação dos prédios públicos, o Governo de Roraima revitalizou em janeiro de 2021, a Escola Estadual Vidal da Penha, na Vila Entre Rios em Caroebe. A unidade de ensino, que não passava por manutenção há 15 anos, recebeu novos mobiliários e foi toda climatizada. Os recursos foram do Tesouro Estadual na ordem de R$ 390 mil.

Ressalta ainda que também está prevista para Caroebe, a reforma completa da Escola Estadual Tereza Teodoro, com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Jhonatan de Jesus na ordem de R$ 3 milhões.