Cotidiano

Moradores de Pacaraima são beneficiados com água e saneamento

Nas quatro escolas de Pacaraima, mais de 2,4 mil estudantes e profissionais da Educação foram beneficiados com a construção de poços artesianos

Melhorar o abastecimento de água e as condições de higiene de algumas comunidades em Roraima têm sido uma das prioridades do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) no Brasil.

O CICV promove projetos em parcerias a fim de melhorar as condições das comunidades impactadas pelo fluxo migratório que às vezes sofrem com a escassez ou a dificuldade de acesso à agua, essencial à vida.

Embora a Amazônia concentre cerca de 20% da água doce do mundo, Pacaraima enfrenta desafios no abastecimento, especialmente durante o período da seca. 

Já foram construídas 13 instalações hidráulicas – entre poços artesianos, banheiros e duchas – em espaços comunitários que beneficiam mais de 8 mil pessoas diariamente.

“A água é uma necessidade básica e, por isso, trabalhamos junto com instituições, comunidades e autoridades municipais para reforçar as capacidades locais e ajudar a garantir o acesso à água”, afirma o chefe do escritório do CICV em Boa Vista, Fernando Fornaris.

O “Café Fraterno”, que oferece refeições para migrantes desde 2017, ganhou poços artesianos. “A fome é uma das muitas necessidades que nós devemos procurar aliviar, além das questões de saúde e higiene”, conta o padre Jesus, à frente da iniciativa.

“O CICV nos ajudou com a construção de dois poços artesianos, porque aqui em Pacaraima o fornecimento de água é um problema”, relata.

Nas quatro escolas de Pacaraima, mais de 2,4 mil estudantes e profissionais da Educação foram beneficiados com a construção de poços artesianos. Obras também foram realizadas na Igreja Batista.

“A equipe do CICV viu a nossa necessidade, o que estávamos precisando, principalmente no que diz respeito à higiene”, diz o pastor Gedeão Ferreira, e elogia a construção de um poço artesiano e banheiros comunitários nas instalações da igreja, que oferece alojamento e educação para cerca de 160 famílias e crianças migrantes.