Cotidiano

Moradores denunciam falta de energia em municípios do interior

Os moradores que vivem nas vicinais são os mais prejudicados e muitos dizem que já denunciaram o caso em órgãos fiscalizadores, e nada é feito

RODRIGO SANTANA

Editoria de cidades

Há pelo menos duas semanas, moradores dos municípios de Caracaraí, Rorainópolis e São Luís do Anauá estão sofrendo com a constante falta de energia elétrica. As pessoas que moram nas vicinais são as mais afetadas, pois demoram dias para ter o fornecimento restabelecido.

Foi o que aconteceu com o Antônio Sousa, morador da vicinal 1, em Rorainópolis. Ele disse que a casa onde mora ficou três dias sem o fornecimento de energia elétrica e, por esse motivo, acabou perdendo seus medicamentos que ficavam armazenados na geladeira.

“Sou diabético e preciso tomar insulina para controlar a doença. Mas na última semana, acabei perdendo o medicamento porque fiquei sem energia elétrica vários dias. Tive que comprar novamente para não prejudicar minha saúde”, lembrou.

Sousa se queixa da constante falta de energia elétrica, principalmente porque ele mora em uma área de difícil acesso. Ele disse que precisa ir até a sede do município para reclamar do problema junto à empresa fornecedora de energia elétrica.

“Como moro distante, eu preciso ir até a cidade para entrar em contato com a Roraima Energia. Por diversas vezes liguei para a empresa por meio do 0800, mas não consigo contato com ninguém. Fico sem saber o que fazer”, relatou.

Outro município que também está sendo afetado com a falta de energia elétrica é São Luiz do Anauá. A moradora Eliene Carvalho afirmou que nas últimas semanas a situação piorou significativamente e que tem causado diversos transtornos aos moradores.

“Eu participo de um grupo onde são relatadas várias reclamações de pessoas que tiveram seus eletrodomésticos queimados por conta da falta de energia. A situação está crítica aqui no nosso município”, relatou.

Eliane lembrou que os moradores já participaram de uma Audiência Pública, recentemente, para tratar sobre a questão. E de acordo com ela, a empresa fornecedora de energia elétrica se comprometeu de regularizar a situação.

“Pagamos uma tarifa de energia muito alta, pelo menos deveríamos ter um serviço que preste. Já procuramos o Ministério Público de Roraima para denunciar o fato, para ver se conseguimos resolver essa situação”, informou.

Em Caracaraí, os moradores enfrentam o mesmo problema da falta de energia elétrica. A produtora rural Maria Dias, que mora na sede do município, relatou também que as vicinais da região são as mais prejudicadas, assim como ocorre em Rorainópolis.

“Muitos produtores rurais daqui precisam andar quilômetros de distância para ir até a sede de Caracaraí, para entrar em contato com a distribuidora de energia. Imagina o sofrimento que essas pessoas que vivem em regiões mais isoladas passam”, desabafou.

Dona Maria disse que a reclamação é geral, já que durante o dia são contabilizadas inúmeras interrupções no fornecimento de energia. Ela confessa que, assim como outros moradores, já não sabe mais o que fazer.

“Fico ainda mais indignada porque pagamos uma energia cara, mas a empresa não está oferecendo uma boa prestação do serviço. Eles precisam tomar uma providência, porque não tem como viver nessa situação”, cobrou. 

OUTRO LADO – A Folha entrou em contato com o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) que informou em nota que a Promotoria de Justiça da Comarca de Rorainópolis já requisitou informações da Roraima Energia a respeito das interrupções no fornecimento de energia elétrica nas últimas semanas. Informou ainda que com relação ao município de São Luiz, um representante da empresa se reunirá na próxima semana com o Promotor de Justiça da Comarca para tratar do tema.

A Roraima Energia foi procurada pela Folha, mas até o final da reportagem não tivemos nenhuma resposta sobre a denúncia.