Cotidiano

Moradores denunciam que destacamento da PM fechou na Vila do Taiano

A Polícia Militar negou o fechamento da unidade e disse que ela continua funcionando normalmente

DAVID BRUNO

Colaborador Folha

Na região do Taiano, no município de Alto Alegre, a população vive o aumento da insegurança e procurou a Folha para reclamar que a única unidade policial na região está fechada há duas semanas. Segundo um morador que não quis se identificar, a Polícia Militar (PM) fechou o destacamento sem dar explicações à população: “eles retiraram os policiais e levaram para sede do município de Alto Alegre e não deram satisfação nenhuma para comunidade”, disse.

A retirada do destacamento deixou os moradores do Taino temendo pelo aumento da criminalidade e da insegurança na região. “De noite ninguém dorme mais, porque é motoqueiro com torbal, é gritaria na vila. A praça da vila do Taiano voltou de novo a ter marginais vendendo drogas na saída da escola. Os marginais vendem droga e a gente não pode fazer nada, não tem nem o telefone lá de Alto Alegre pra poder ligar e mesmo se ligar é difícil vir, porque às vezes não tem combustível para eles virem”, ressaltou.

O denunciante disse ainda que a viatura do destacamento do Taiano estava quebrada e o os moradores se mobilizaram para juntar dinheiro e ajudar no conserto do veículo. “A comunidade se reuniu com os comerciantes e juntaram dinheiro, fizeram uma cota e junto com o administrador da vila foram em Boa Vista e reivindicaram uma viatura para lá. Os moradores informaram que estavam dispostos a ajeitar, dependendo do valor, daí foram e ajeitaram a viatura”, esclareceu. 

O que causou mais indignação na população foi que depois de todo esse esforço para conseguir esse benefício para comunidade a Polícia Militar parou as atividades na localidade “quando a população achava que as coisas iam melhorar, simplesmente vem a bomba: retiraram o policiamento da vila”. 

Essa não é a primeira vez que uma unidade de segurança é fechada em Roraima. Em julho desse ano, a Polícia Civil parou com as atividades na única delegacia do município de Amajarí por não possuir estrutura necessária para o funcionamento e pela baixa demanda de atendimento, segundo informações do governo de Roraima.

O Comando de Policiamento do Interior da Polícia Militar de Roraima negou o fechamento da unidade e informou que o destacamento da vila do Taiano, localizado no município de Alto Alegre, continua ativo.

Ressaltou que mesmo com as dificuldades de efetivo, o CPI desencadeou, na segunda-feira, dia 07, a Operação Saturação nas vilas do interior de Alto Alegre, com abordagens a veículos e pessoas em locais como bares e estabelecimentos comerciais, com a finalidade de coibir os crimes e delitos na região. 

“O CPI tem intensificado o policiamento com ações e operações em toda região da 4ª CIPFron (Companhia de Policiamento de Fronteira), responsável pela segurança dos municípios de Alto Alegre, Cantá e Mucajaí”. 

Sobre a Delegacia do Município de Amajari, o Governo informou que não foi fechada, mas teve as atividades parcialmente suspensas em razão da pouca demanda registrada desde a criação e da indisponibilidade de profissionais, principalmente de delegados e escrivães para atender no local. 

“Devido ao aumento da demanda pelos serviços da Polícia Civil em Pacaraima, em virtude da imigração, a Delegacia Geral remanejou os servidores da Delegacia de Amajari para reforçar os trabalhos na cidade fronteiriça. Entretanto, os registros de Boletim de Ocorrência continuam sendo realizados na Delegacia de Amajari. E os casos mais complexos são encaminhados para a Delegacia de Pacaraima”, concluiu a nota.