Cotidiano

Moradores do João de Barro pedem regularização do loteamento

Documento com reivindicações foi entregue aos vereadores de Boa Vista

Os moradores do loteamento João de Barro, logo após o bairro Cidade Satélite, relataram em audiência pública itinerante da Câmara Municipal de Boa Vista, os problemas que enfrentam por falta de infraestrutura no local. A audiência ocorreu no próprio loteamento.

A vereadora Regiane Matos, foi quem presidiu os trabalhos. Ela, juntamente com os vereadores Idazio da Perfil (MDB) e Adnan Lima (PMB), tiveram a iniciativa da audiência, após visitas aos moradores.   

“Desde fevereiro, fizemos visitas a algumas famílias e percebemos que era preciso uma audiência pública para darmos voz a todos os moradores. O presidente da CMBV, Genilson Costa (Solidariedade), sensível ao nosso requerimento, atendeu ao pedido e autorizou a realização da primeira audiência itinerante da Câmara nesta legislatura”, disse Regiane. 

Os moradores relataram a precariedade em que vivem, por falta de infraestrutura. A dona de casa Carla Cristina, disse que, em nome das mães do João de Barro, pede escola e creche para as crianças.

O professor Agilberto Gomes entregou aos vereadores um documento em que os moradores listam melhorias para a comunidade. “Aqui não temos infraestrutura e queremos ajuda para viver com mais dignidade”, relatou.

No documento, eles pedem raspagem de todas as ruas, para diminuir os buracos, água encanada, posto de saúde, escola, coleta de lixo em todas as casas, transporte escolar, praça e iluminação em todas as ruas.

Além dos vereadores que tiveram a iniciativa da audiência, participaram do evento os vereadores Sandro Baré (Republicanos) e Melquisedek Menezes (PSL). Um relatório será elaborado com todas as reivindicações e encaminhado aos órgãos competentes.

Interesse Social – O loteamento João de Barro existe há 13 anos. Tem atualmente cerca de quatro mil famílias, segundo informou o presidente do Conselho Estadual das Cidades, Ricardo Mattos.

O local foi declarado como Área Especial de Interesse Social em 2013, o que permitiu conseguir parcialmente alguns benefícios como ônibus, coleta de lixo, água e iluminação pública de LED.

“Como área de interesse social, o próximo passo será conseguir a regularização fundiária, por meio do cadastro imobiliário e que acreditamos que os vereadores aqui vão trabalhar com a Prefeitura para que isso ocorra. E assim, vocês terão a segurança jurídica dos seus lotes”, explicou Mattos aos moradores, durante a audiência.