Cotidiano

Moradores próximos ao Parque do Rio Branco enfrentam alagamento

Lago surgiu com a construção do parque que se transformou em um imenso esgoto a céu aberto

Moradores que residem nas imediações do Parque do Rio Branco, no bairro Calungá, enfrentam transtornos devido a cheia do Rio Branco. No local, as casas estão alagadas e foi necessário improvisar pontes de madeira para ter acesso a entrada das residências.

Além da enchente, os moradores enfrentam o mau cheiro intenso. Um lago surgiu com a construção do parque que se transformou em um imenso esgoto a céu aberto.

De acordo com o morador Gabriel Hernandes, imigrante que divide a casa com outras famílias de venezuelanos e brasileiros, o local está insalubre há cerca de uma semana.

“Nós temos crianças morando conosco, nossa preocupação são as doenças, pois temos uma bebezinha e uma criança de oito anos. Aqui está um fedor insuportável”, contou.

Outro morador que preferiu não se identificar relatou que o problema é antigo, e que devido a obra do Parque do Rio Branco acreditou que haveria uma drenagem no espaço que acabaria com os alagamentos.

“Teve anos que o alagamento foi pior, como em 2011, mas temo que esse ano, com as chuvas fortes a situação se repita”, disse.

O Parque do Rio Branco iniciou sua obra em 2018. O espaço foi construído à margens do principal rio do estado, onde era o bairro Caetano Filho, antigo “Beiral”. Lá, viviam cerca de 350 famílias que foram removidas após receber indenização pela mudança.

A obra foi orçada em R$ 134,4 milhões, sendo que desse valor R$ 104 milhões foram repassados pelo Ministério do Turismo e o restante contrapartida do município.

Outro lado – A Prefeitura de Boa Vista enviou nota à redação. Confira na íntegra:

Durante muitos anos, os maiores problemas de alagamentos em Boa Vista aconteciam na área de interesse social Caetano Filho, antigo Beiral. Com o atual nível do rio Branco, pelo menos 300 famílias já teriam sido retiradas de suas casas.

 Com os investimentos da prefeitura no local, que incluem drenagem, elevação da avenida Sebastião Diniz, aterro e canalização do igarapé Caxangá, o número de famílias atingidas é muito menor, chegando a 25 que já estão sendo atendidas pela Defesa Civil e com ações sociais. 

 Cabe lembrar que estamos vivendo um inverno atípico, que acontece a cada 10 anos. Foi assim em 1999, 2011 e está sendo este ano. Neste primeiro mês de fortes chuvas, o rio subiu cerca de 3 metros. Nesta quinta-feira, 10, o nível do rio Branco já é de 8.57, ou seja, está apenas a 1.7 metro de atingir o recorde de 2011.

 As famílias que ainda vivem no local são assistidas por profissionais da Secretaria Municipal de Gestão Social (Semges), que prestam apoio por meio de doação de cestas básicas, produtos de higiene, assim como logística e outras iniciativas por parte da Defesa Civil.

 A prefeitura orienta os moradores que se encontram em áreas de risco a entrar em contato com a Central de Atendimento 156. Após relatar a situação, uma equipe da Defesa Civil vai até o local para verificar as circunstâncias e prestar as devidas orientações. Se a família precisar ser transferida para a casa de um familiar ou até mesmo para o abrigo, é oferecido apoio logístico no transporte dos pertences.