Cotidiano

Moradores recebem atendimento jurídico neste sábado

A ação ocorrerá na sede da Associação dos Moradores do bairro João de Barro, localizada na Avenida dom Aparecido José Dias, S/N e no bairro Pedra Pintada, os atendimentos ocorrerão na Rua Cristal, Quadra 11, lote 308, a partir das 8h

População dos bairros Pedra Pintada e João de Barro, recebem neste sábado (18), através da Defensoria Pública de Roraima (DPE), atendimentos jurídicos gratuitos a partir das 8h. 

A ação ocorrerá na sede da Associação dos Moradores do bairro João de Barro, localizada na Avenida dom Aparecido José Dias, S/N. No bairro Pedra Pintada, os atendimentos ocorrerão na Rua Cristal, Quadra 11, lote 308.

O evento será realizado em comemoração ao dia das mães. Para receber o atendimento é necessário que o interessado apresente RG, CPF, certidão de nascimento dos menores, comprovante de residência e comprovante de renda, caso necessário.

De acordo com a moradora do bairro Pedra Pinta, Susana França, receber atendimento jurídico no próprio bairro é importante, pois proporciona que os moradores sejam atendidos sem necessidade de se dirigir à DPE.

“Muitas pessoas não têm condições financeiras de se locomover do bairro até a Defensoria. Essa ação é importante, pois permite que as demandas dessas pessoas sejam atendidas sem a necessidade de se deslocar”, destacou.

Os serviços ofertados pela DPE Itinerante, são nas áreas de: ação e execução de alimentos, reconhecimento e dissolução de união estável, guarda e responsabilidade, alvará judicial, interdição, divórcio, retificação de registros públicos, 2ª via de certidão de nascimento, informações sobre processos cíveis e criminais e demais orientações jurídicas.

Segundo o diretor social da associação do bairro João Barro, Willians Nascimento, é fundamental que os moradores dos bairros próximos também compareçam ao evento.

 “A ação é em alusão ao dias das mães e nós queremos trazer o máximo de mães para o evento. Quero convidar a população do bairro e adjacentes para participar junto conosco. Nós vamos trazer o maior número de mães e ofereceremos os melhores atendimentos”, disse.

O objetivo da ação é levar às pessoas carentes, público-alvo da Instituição, não apenas serviços jurídicos, mas informações sobre direitos individuais e coletivos, que muitas vezes desconhecem.

Para a presidente do Conselho Fiscal da associação dos moradores do bairro Pedra Pintada, Débora Fonseca, o atendimento jurídico prestado pela Defensoria Itinerante é relevante, não só para o acolhimento das demandas, como também do esclarecimento de dúvidas.

“Trata-se de uma população carente e quanto mais esclarecimentos eles tiverem mais irão crescer como cidadão. Às vezes, há demandas e não sabem que a Defensoria pode ajudar. Essa ação é válida para auxiliá-los”, enfatizou.