Cotidiano

Moradores recebem atendimentos de saúde e fazem testes rápidos

Foram oferecidas consulta médica, exames preventivos, testes rápidos (Hepatite B e C) e de Covid-19, palestras abordando a saúde bucal e entrega de kits

Moradores da região do P.A. Nova Amazônia, zona rural de Boa Vista, receberam nessa sexta-feira, 18, diversos serviços de saúde oferecidos pela Prefeitura de Boa Vista. A ação aconteceu no Campo Experimental da Associação Elifas Levi Veloso Filho, vicinal 2, Polo 1 em parceria com a Cooperativa Agropecuária Nova Amazônia (COOPANA).

Ao todo, aconteceram 1.223 atendimentos. Foram oferecidas consulta médica, exames preventivos, testes rápidos (Hepatite B e C) e de Covid-19, palestras abordando a saúde bucal e entrega de kits, além de atualização do cartão de vacina (todas as vacinas), vacinação antirrábica (cães e gatos), atualização do Bolsa Família e distribuição de hipoclorito e preservativos.

Para o secretário adjunto de saúde, Edvaldo Hermógenes a ação, teve um resultado muito positivo. “Conseguimos atender um grande número de pessoas com os serviços oferecidos na ação e isso representa o cuidado e atenção da prefeitura em levar serviços de saúde onde não tem”, disse.

A agricultora Eneida Pereira de Oliveira de 72 anos mora há mais de 13 anos na região e aproveitou a ação para se consultar e fazer o preventivo. “Eu acho muito bom e importante trazer os serviços até a gente, pois não temos transporte para estar o tempo todo na cidade. O período de chuvas também é o que dificulta. Essa é uma ajuda muito boa”, frisou.

Algumas profissionais da Escola municipal do Campo José David Feitosa Neto também compareceram a ação para distribuir lacinhos amarelos e folders sensibilizando e conscientizando todos sobre a prevenção ao suicídio. Milena Lucas da Silva de 21 anos também agricultora, está gravida de oito meses do segundo filho. Ela passou por todos os atendimentos juntamente com a família, inclusive atualizou o cartão de vacina do filho.

“Muito bom, porque aqui não temos uma estrutura para estar em Boa Vista atualizando cartão do Bolsa e vacinando as crianças e quando vem a gente aproveita. Fiz até o teste de covid-19, que deu negativo. Graças a Deus está tudo bem”, disse.