Cotidiano

Moradores recebem homenagens pelo cuidado e amor à cidade

Apresentações musicais, poesia, momento de reflexão fizeram parte da programação

A celebração pelos 129 anos de Boa Vista foi marcada por muita emoção nesta terça-feira, 9, no Teatro Municipal. Com apresentações musicais, poesia, momento de reflexão de fé, além do discurso emocionado da prefeita Teresa Surita, uma homenagem especial foi dada a três moradores que fazem a diferença na capital roraimense, momento em que receberam a placa de reconhecimento “Muito Amor Envolvido”.

Entre os homenageados estava a senhora Irondina Martins, de 78 anos, que ficou conhecida na cidade por cuidar de um abrigo de ônibus localizado em frente à sua casa. A paranaense mora há 30 anos em Boa Vista e, segundo ela, a prefeita Teresa Surita faz muito por Boa Vista, mas a população precisa cuidar e zelar mais pela cidade.

“Eu me sinto muito feliz por essa homenagem. Eu gostaria que o povo de Boa Vista reconhecesse o trabalho da prefeita. É maravilhoso o trabalho dela. Por isso eu venho cuidando sempre do abrigo de ônibus, sempre lavo, limpo. Porque ela faz e devemos cuidar daquilo que está feito, porque ali também está o meu e o seu dinheiro”, declarou.

O presidente do Instituto Pirilampos, Márcio Ribeiro, também recebeu sua placa de reconhecimento. Ele administra a Organização não governamental (Ong) que promove ações de humanização em diversos locais de Boa Vista, dentre eles, o Hospital da Criança Santo Antônio.

“Pra mim é uma honra esse reconhecimento, porque é um trabalho que desenvolvemos há 12 anos no município e no Estado. É uma grande satisfação está sendo homenageado no aniversário da nossa cidade, que é minha casa, onde eu nasci”, ressaltou.  

Outro morador de Boa Vista que teve seu zelo pela cidade reconhecido foi o comerciante Fernando Malinowski. Ao inaugurar a nova Praça em sua rua, ele e a vizinhança criaram o grupo de Whatsapp “Guardiões da Praça do Cauamé”, composta por 80 pessoas que cuidam e fiscalizam o bem público.    

Avanços e conquistas na cidade

A prefeita Teresa Surita e convidados celebraram os avanços dos últimos anos que têm mudado cara de Boa Vista e a vida das pessoas. Embora muita coisa tenha sido feita em seis anos, há ainda muito a se fazer pela cidade, segundo a prefeita, que também destacou que entre as suas prioridades até 2020 está a entrega de todas as obras em andamento e manter a posição de Boa Vista como a Capital da Primeira Infância.

“Tudo é prioridade em Boa Vista, porque você não administra uma cidade olhando só para uma esfera. Você precisa trabalhar com as políticas integradas, como saúde, educação, social, limpeza, iluminação, asfalto. É você planejar para que a cidade tenha essa atenção e que possamos levar aquilo que as pessoas esperam. Os problemas se transformam, mas nunca terminam”, destacou.

Mesmo diante dos desafios, Boa Vista celebra grandiosos avanços da cidade. A educação já alcançou a meta do IDEB estabelecida para 2021. Boa Vista é a primeira capital a implantar um currículo alinhado a Base Curricular Nacional, além de ter saído de 0 para 40 km de ciclovia e ser a única do Norte a ter abrigos climatizados de ônibus.

Boa Vista também é a 5ª capital com maior qualidade de vida do Brasil, que inclui saúde, lazer nas praças, a famosa Academia Aberta, o trabalho da Guarda Municipal, entre outros fatores. Além disso, tem o Maior Arraial da Amazônia, o Boa Vista Junina, e a maior paçoca do mundo.