Cotidiano

Moradores reclamam da falta de água desde ontem à noite

Caer informa que a falta de água é por conta do serviço de manutenção na rede de energia elétrica

Moradores dos bairros Jardim Primavera, Cambará, Silvio Leite e Caranã, entraram em contato com a Folha Web para reclamar que estão sem água desde à noite ontem, terça-feira (29).

Eles disseram que estranharam o fato da Caer (Companhia de Água e Esgoto de Roraima) não ter informado que o serviço seria suspenso, como sempre faz. 

“Ao chegar em casa ontem à noite, depois do trabalho, percebi que estávamos sem água. Hoje pela manhã também sem água”, comentou um morador do bairro Caranã, que não quis se identificar.

Uma moradora disse que ontem à noite, ao chegar da faculdade, estava sem água e hoje pela manhã ao sair pro trabalho continuava sem água. A Caer sempre avisa, mas dessa vez não vi nada sobre a interrupção do serviço”, ressaltou.

Manutenção na rede de energia elétrica afeta fornecimento de água, diz Caer

Por meio de nota, a Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) informa que os serviços de manutenção na rede de energia elétrica realizados pela concessionária estão afetando o abastecimento de água na Capital e causando transtornos aos usuários que dependem do serviço que é essencial.

Esta instabilidade energética é um problema sério enfrentado pelo sistema operacional de abastecimento da Caer, uma vez que todos os equipamentos necessitam obrigatoriamente de energia estável para funcionar em sua plenitude.

A exemplo disso estão os diversos bairros que sofreram prejuízos no fornecimento na manhã desta quarta-feira (30), quando a rede de média tensão do sistema de captação, localizado no bairro São Pedro, precisou de manutenção feita pelos técnicos da concessionária de energia elétrica, após uma queda de energia danificar a chave de alimentação do sistema.

Durante esse período, que durou cerca de uma hora e meia, os usuários ficaram sem o fornecimento de água, uma vez que cada religação do sistema demanda tempo para a pressurização da rede.

O mesmo problema ocorre nos bairros abastecidos por poços artesianos, caso do São Bento, Conjunto Pérola e Aracelis, por exemplo. Cada vez que ocorre a oscilação de energia elétrica, o funcionamento dos poços é afetado causando transtorno aos moradores devido ao tempo necessário para que o equipamento seja religado e passe a funcionar de maneira efetiva.

As constantes quedas de energia, além de comprometerem o fornecimento de água, danificam seriamente os equipamentos, resultando em prejuízo financeiro para a empresa. Entretanto, a Companhia dispõe de uma equipe técnica em regime de plantão 24 horas para atender as demandas relacionadas ao fornecimento de água.

Roraima Energia – A Roraima Energia informa que hoje (30) foi registrado uma ocorrência às 7h de um curto circuito na chave de entrada da subestação que atende ao prédio da Caer, no Bairro São Pedro, causada por um pássaro, mas o fornecimento foi restabelecido às 7h47, e, após esse incidente, não houve registro de falta de energia em outras unidades da Caer.