Cotidiano

Moradores reclamam da venda de drogas à luz do dia no local

Segundo os denunciantes, quem vive no Vila Jardim sofre com a insegurança provocada pela presença de membros de facção 

RODRIGO SANTANA

Equipe de cidades

Um morador do Residencial Vila Jardim, que fica no bairro Cidade Satélite, procurou a Folha para denunciar que o Condomínio conhecido como Cedro está tomado pela presença de integrantes de facção criminosa. Ele, que não quis se identificar com receio de represálias, relatou que os moradores ficam intimidados porque esses grupos comercializam drogas no local à luz do dia e sem nenhum receio de uma reação policial.

“Assim que o residencial foi inaugurado, em dezembro de 2015, o lugar era tranquilo. Mas, com o passar dos anos, a realidade mudou completamente, pois os criminosos começaram a atuar nos condomínios. Por onde a gente passa tem um jovem vendendo drogas”, disse.

O denunciante contou também que existem vários usuários que permanecem pelos corredores do condomínio, e que eles ficam falando sobre os crimes que cometem, amedrontando ainda mais os moradores.

“É uma situação completamente desconfortável para as pessoas que moram no Vila Jardim. Já ouvi várias queixas de moradores que são obrigados a conviver com essa realidade”, relatou.

Quando não estão pelos corredores do condomínio, os grupos se espalham pelas calçadas. Além de usar, eles também vendem drogas à luz do dia, sem se intimidar nem mesmo com a presença de crianças. 

“A maioria das pessoas que usa droga tem na faixa etária de idade de 20 a 25 anos. Cheguei a avistar um casal com um bebê de colo usando o carrinho do próprio filho para distribuir as drogas comercializadas”, lembrou.

O consumo e a venda de drogas não são os únicos problemas que são encontrados pelo condomínio. Segundo o morador, existem vários furtos pequenos que têm causado prejuízos a quem vive ali.

“No Condomínio Cedras já foram furtados todos os extintores. As lâmpadas dos corredores também são roubadas e precisam ser repostas quase toda a semana”, lembrou.

OUTRO LADO – A PMRR (Polícia Militar de Roraima) informou em nota que, com relação ao Residencial Vila Jardim, localizado no Bairro Cidade Satélite, a comunidade é atendida por uma base fixa da PM, além de uma viatura e dois policiais para trabalho preventivo diário.

A PM informou ainda que, além da viatura que fica no Vila Jardim, a ronda ostensiva é feita por outras viaturas nas redondezas, não apenas no residencial, como em todos os outros bairros da Capital.

Ressaltou que os moradores que estiverem com algum problema relacionado à segurança, seja de urgência ou de emergência, podem entrar em contato com o telefone 190 que a Polícia Militar vai realizar o devido atendimento à ocorrência.