Cotidiano

Morre jovem com leucemia que mobilizou campanha de doação de sangue

Segundo informações de familiares da paciente, o velório será realizado nesta quinta-feira, 01

A cirurgiã-dentista Bárbara Caroline Mangabeira de Souza faleceu em Boa Vista, após ter sido tema de uma campanha de doação de sangue e plaquetas. A jovem de 25 anos foi diagnosticada com leucemia mieloide aguda (LMA).

Segundo informações de familiares da paciente, o velório será realizado a partir das 09h30 desta quinta-feira, 01,na sala Rubi da Orsolu, localizada na rua Prof. Agnelo Bitencourt, nº 482, no centro. O sepultamento acontece no Cemitério Nossa Senhora da Conceição, a partir das 17h.

LEMBRE O CASO – Segundo Romélia Mangabeira, tia da jovem, Bárbara descobriu os sintomas e logo em seguida foi internada no bloco da Oncologia, no Hospital das Clínicas em Boa Vista.

Desde então, a paciente necessitava de transfusão de sangue e plaquetas de forma semanal, algumas vezes intercalando dia sim e dia não, dependendo do seu estágio de saúde. Por conta disso, a família mobilizou a campanha de doação de sangue e plaquetas.

A campanha pedia prioritariamente pela doação de sangue A+ (do tipo de Bárbara) e O- (doador universal), mas não descartava aqueles que tiverem interesse de doar independente do tipo sanguíneo.

Leia mais: 

Familiares pedem doação de sangue e plaquetas para jovem com leucemia