Morre líder indígena Macuxi Dionito José - Folha de Boa Vista
MEMORIAL
Morre líder indígena Macuxi Dionito José
Dionito era coordenador da Região Serras, e morava na Comunidade Maturuca, localizada na Raposa Serra do Sol
Por Folha Web
Em 15/06/2020 às 19:21
Lider indígena Macuxi, Dionito José de Souza - Foto: Divulgação

O líder indígena da etnia Macuxi, Dionito José de Souza de 52 anos, morreu nesta segunda-feira (15). A informação foi divulgada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima (Sinter).

"É com profundo lamento que expressamos solidariedade e votos de pesar aos familiares, amigos e comunidades indígenas de Roraima pela inestimável perda desse grande líder que marcou seu nome na história roraimense", diz trecho da nota do Sinter.

Dionito era coordenador da Região Serras, e morava na Comunidade Maturuca, localizada na Raposa Serra do Sol, nordeste do estado.

Conhecido pela sua luta e militância pela causa dos povos tradicionais, também foi coordenador geral do Conselho Indígena de Roraima (CIR) no período entre 2007 e 2011.

“Neste momento de dor, nós nos solidarizamos com seus familiares e amigos e reafirmamos nosso pesar pela perda. Agradecemos imensamente a sua dedicação e toda a sua luta pelo movimento indígena de Roraima, Brasil e do mundo”, diz parte da homenagem do CIR à Dionito.

VÍDEOS RECOMENDADOS
***

Quer o site da FolhaBV com menos anúncios?

Um jornalismo profissional com identificação e compromisso com o regional que fiscaliza o poder público, combate o autoritarismo e a corrupção, veicula notícias interessantes, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. São mais de 50 reportagens todo dia. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE A FOLHABV
Gostou?
4
0
Cadastrar-me Enviar Comentário
Roraima disse: Em 16/06/2020 às 08:54:46

"Espero que o próximo líder da comunidade seja uma pessoa apartidária de ideologias esquerdistas. E que não fomente a divisão, a separação, o nós e eles, influenciado por ONGS que tem finalidades escusas. Somos brasileiros, e as comunidades indígenas não são uma nação aparte que exerce a segregação racial."

LEITOR DO FBV DIARIO disse: Em 15/06/2020 às 21:30:03

"Conheci no hospital em seu estágio de laboratório, uma pena!"